Homem razão, mulher coração??

Não, especialmente em relação aos homens, porque, em média, não são mais racionais do que as mulheres, se são tão desequilibrados quanto, mas um desequilíbrio bifurcado, para a falta de emoção e para a expressão intensa e dominante de emoções negativas (defensivas e agressivas), em contraste ao que é a norma entre elas, de dominância da sensibilidade. E isso, inclusive, significa que eles estão mais perto do espectro anti-social, em que sociopatas e psicopatas juntam as mãos e fazem uma ciranda pela paz no mundo, até porque se pararmos para pensar um pouco no termo [homem] caçador [mulher coletora], perceberemos que se assemelha um bocado com o "predador" [como eu já versejei].

A racionalidade não é o mesmo que frieza emotiva, se é uma expressão definitiva ou característica de ponderação, de balança na hora de pensar e/ou agir.

Homem mais racional?? Mais ponderado??

Desde o seu comportamento no cotidiano até o longo histórico do patriarcado [guerras, injustiças, ódios...], em média, o homem mostra que não é o mais racional.

Nem mesmo em relação à mulher, se são equivalentes, por apresentarem forças e fraquezas que, em combinação harmônica, se completam, justamente pelo avatar que é o sábio, em sua peculiar androginia, expressando as qualidades de ambos.