CONCEITO DE MÃE
CONCEITO DE MÃE
Mãe é um ser divino, um anjo sem asas, que edifica maravilhas apenas com a rara bondade de sua alma e com o desapego do seu coração puro e angelical.
Mãe é ente raiz, que forja o milagre da vida, que prepara o berço, que alimenta, que constrói lares e reza o terço.
Mãe é um ser luz, um espírito do bem, uma centelha de divindade, que ilumina a vida de seus filhos e cujo brilho reflete na dos seus netos.
Mãe é a professa primeira e espontânea do âmago de nossa infância,
Que ensina a arte de ser gente, de carregar a cruz, de acreditar, de ser modesto, de orar, de perdoar, de ser grato, de ser generoso, de ser idôneo e de amar.
Mãe é um fantasma benevolente que atravessa noites em claro a zelar pelos seus descendentes, que cuida, que preocupa, que vela, que ora e espera.
Mãe é sinônimo de vida, de doação, de renúncia, de humildade, de berço, de paciência, de oração, de sentimento, de ciência, de acolhimento, de coragem, de alimento, de vigilância e de atenção.
De mãe, lembro o cheiro incomparável da comida, da cama feito ninho, dos bons tempos de criança, dos afagos de carinho, dos abraços e beijos de boa noite.
De mãe, lembro o olhar terno e majestoso, da infância levada e rica em aventuras, do ensino de orações e do exemplo religioso, de irmãos reunidos e unidos: que faz a gente se sentir importante, forte, seguro, eterno, agraciado e orgulhoso.
De mãe, lembro a feição simples e humilde: que dá vontade de renascer e de chorar, por causa da origem modesta e da lembrança em festa.
De mãe, lembro as mãos a lavar, a cozer, a passar, a costurar e juntas orar.
De mãe, lembro a graça da criação, a bênção diária, a feição séria, o colo primeiro, a educação rígida, o tempo de menino, as surras de garoto, o poder de cura, os conselhos certos e a invenção do amor.
Quem ainda tem a presença de sua mãe, possui um tesouro incalculável e de natureza efêmera, aproveite e cuide dele sempre, nunca perca a oportunidade de apreciar, de dar atenção, de abraçar, de beijar e de dizer todo dia “eu te amo”.
Mamãe, onde estiver, nos jardins da alma e recantos do infinito, saiba que continuará a ser a direção espiritual, a conselheira, a protetora, a referência de mundo, a guardiã, intercessora divina de seus entes queridos, agradeço a Deus por ter sido gerado por uma mulher divina, abençoada e vencedora como você, oro para que a energia superior lhe reserve no seu reino um cantinho florido, belo e agradável para usufruir a alegria e a felicidade de ser a nascente primitiva, infinita e eterna de nossa família.
Anailson, maio, 2019