Teoria do relacionamento

O que fazer para que se tenha um relacionamento duradouro?

Simples! Leve-o como se fosse o emprego dos seus sonhos.

Imagine aquele emprego “perfeito”, no qual você tanto almeja. Agora pense que você atingiu seu objetivo e hoje o tem. Por fim, lembre-se daquela mulher da qual você faria tudo para tê-la, ou homem, se for o caso, e reflita sobre o que faria para manter essa relação por um longo tempo, senão até o fim da vida. As diretrizes são as mesmas, ou seja, faz-se uma analogia destas situações semelhantes, embora em ambientações adversas. Trago alguns exemplos para maior compreensão:

1- No trabalho: Evite atrasos e honre os compromissos. Chegar antes do horário estabelecido é um diferencial. Infelizmente os imprevistos irão acontecer e vez outra isso irá ocorrer, mas não permita que seja por seu descuido.

No relacionamento: Mulheres não gostam de esperar, muito menos que sejam esquecidas, principalmente se tratando de compromissos do casal, datas comemorativas etc. Ser um parceiro que se importa com isso faz toda diferença.

2- No trabalho: Sempre que necessário passe do horário. Trabalhe um pouco mais, pois a empresa necessita de você para um bom funcionamento, e você só manterá seu emprego se a mesma estiver indo bem.

No relacionamento: Às vezes o relacionamento de um casal chega ao fim por puro desleixo de ambas as partes. Por exemplo, um parceiro que sempre chega em casa e não dá a devida atenção ao seu cônjuge, alegando muitas vezes cansaço, indisposição, estresse, entre outros motivos. A rotina cansa, mas lembre-se que o outro também mantém uma rotina, talvez até mais cansativa, logo, é importante sempre manter um tempo a mais com seu parceiro, seja em casa assistindo um filme, conversando etc., ou fora, em um restaurante, cinema e outros.

3- No trabalho: Procure manter boas relações com seus colegas de trabalho, afinal, se a convivência estiver indo bem, tudo flui com mais serenidade e assim você terá um problema a menos para se preocupar.

No relacionamento: Isso também vale para a família do seu parceiro. Seja amigo de todos, brinque, ria, compartilhe. Assim vocês se tornarão mais próximos, mais íntimos e sentirão que realmente pertencem um ao outro.

4- No trabalho: Sobre suas atribuições, execute-as com sucesso. Se puder, mantenha tudo em dias, busque pela excelência.

No relacionamento: Lembre-se que você possui obrigações com seu parceiro. Desde levar para sair, até mesmo manter a fidelidade e lealdade. Levá-la (o) para jantar, sair com amigos, visitar parentes, viajar, transar, enfim, ela (e) precisará disso, então se esforce para que o faça com sucesso.

5- No trabalho: Os erros irão acontecer, então esteja preparado e amadurecido para reconhecê-los. Por mais doloroso que seja o erro, aprenda com ele para que nunca volte a cometê-lo novamente e para blindar-se de outros que poderiam vir.

No relacionamento: Assim como não existe o funcionário perfeito, também não existe o parceiro perfeito, mesmo assim, procure não magoar, lembre-se do exemplo de número 4, e se o fizer, admita, peça desculpas, e garanta que não irá acontecer novamente.

Baseado nesses exemplos conclui-se que, não se consegue atingir o sucesso em nossa vida amorosa e profissional se não estabelecermos preceitos e “rotas” para chegar ao resultado esperado. Além destes, outros exemplos podem ser verificados, cabe ao cônjuge identificar e trazer para si. Talvez não funcione para muitos por outros motivos não identificados, podendo ter um leque de causas. Fica claro que o mundo natural está repleto de outros situações análogas à convivência em casal, podendo serem utilizadas para construir um alicerce que garanta a sustentação da relação.