Sobre evoluir...

Muitas vezes no decorrer da caminhada da vida a frustração bate à porta, nos vêm a sensação de que estamos fazendo tudo errado: comemos errado, trabalhamos errado, fazemos a faculdade errada, tomamos decisões erradas...

Quem nunca se perguntou o porquê de não nascermos com um manual de instruções sobre como viver corretamente? Eu já! Mas, ainda não obtive a resposta e talvez nem a tenha... O fato é que não há muito jeito, só se aprender a viver vivendo, caindo e levantando, acertando e errando!

Nessa vida, todo mundo possui seus sonhos, metas, objetivos – ou pelo menos deveria possuir – mas, muitas vezes, chegamos a acreditar que nunca alcançaremos àquilo que queremos por conta de nossos fracassos e, por isso, ficamos frustrados, mas é sempre bom lembrar o que dizia o poeta:

DAS UTOPIAS

Se as coisas são inatingíveis... ora!

Não é motivo para não querê-las...

Que tristes os caminhos, se não fora

A presença distante das estrelas!

(Mario Quintana)

Olhando um pouco para tudo o que já se passou na minha vida – lá se foram quase 22 anos, o que para muitos não é muito tempo, eu sei – vejo que muitas dessas estrelas distantes não eram tão distantes assim, mesmo eu me sentindo tão indigno delas hoje consigo desfrutar de muitas coisas que antes me pareciam impossíveis.

Talvez o segredo seja exatamente esse: não se deixar abalar pelos momentos de fraqueza, levantar, chacoalhar a poeira e continuar a caminhada, sempre lutando pelo foco que possuímos, bem como afirma o historiador: "Quem usa palavras de sonho e esperança mantém certo domínio sobre os fatos. Esse é o poder das utopias" (Hilário Franco Junior).

E, finalmente, é importante que a vida é finita, aproveitá-la ao máximo deve ser a palavra de ordem. É sempre bom ter a certeza de que há alguém em que confiar, talvez não haja uma pessoa física, mas mesmo em meio a solidão Deus está lá, cuidando de cada um e assim vamos evoluindo em todos os sentidos de nossas vidas.