Felicidade? Pra quê?

O que sentimos por muitas vezes não são sentimentos, e sim, sensações (a percepção de algo) e disso que irei aqui discursar. Não me veja como um romântico, mas por muitas vezes falarei de amor, compaixão disso até o ódio e rancor. Pois, somos humanos e a nós os sentidos são pertencentes.

Presentemente, o que nos pode cegar os olhos é o desejo extremo e tolo de pessoas que ficam todos os dias na mesmice do desejo de querer ser feliz. Como se fosse algo palpável e dominável. Tratando-se de sentidos, eles simplesmente acontecem. Como ver alguém belo em sua frente, que muito provavelmente seu coração pode acelerar, pupila dilatar, até surgir nervosismo. Numa situação que pode gerar conflito seu corpo começa suar frio, liberar adrenalina e etc. Quero que tenha vista agora do dia a dia , ser feliz é um estado, um momento, uma coisa sutil que deve ser aproveitada no momento, e não esse êxtase de ser feliz o tempo todo.

Primeiramente, é impossível que acontecesse esse estado constante, seria como a velocidade, deixaria de ser notado. Dentro de um metrô é a prova mais visível. Olhando para a janela parece que você está parado e tudo se mexendo. Nos diálogos você será tão acostumado de dizer “Estou feliz” que um dia apenas responderá “Ah, estou normal”. Compreende, leitor? Tudo passa, tudo é efêmero.

Esse é a graça da vida, simplesmente acontece, não forçamos nada, não se pode cobrar algo que vem da pureza. Aqui lhe digo algo que pode te estranhar, e deixar até confuso: A tristeza é o que nos faz feliz- Como assim?- Acima disse-lhe que a felicidade constante não seria notada, com isso, para que acha que serve a tristeza? – Para quebrar essa monotonia- Tem dias aos quais parece que perde-se todas as forças e o cansaço parece ser a único existente. Por muitas vezes a falta de palavras não ditas podem sufocar, muitas vezes a falta de se expressar num simples ato de umas lágrimas que precisam ser retiradas, podem te matar. Os sentimentos provados podem não agradar – logo, que não gostamos de coisas estragadas, como aquilo que nos oferece- cuidado, todos somos um pedaço.

Sempre depois de dias cabisbaixo, viram momentos bons, independente se demorará , se é um dia, um mês ou até um ano, mas sabe que irá vir, porque tudo na vida muda e por que a tristeza e a felicidade, por que não? Mas entenda, que quando os momentos de tensão passar, sinta vivamente a sensação de está livre, de poder chorar, mas dessa vez de felicidade e assim diz o Gandalf- personagem do Senhor dos Anéis- “Não direi não chores, pois, afinal, nem todas as lágrimas são ruins”. Para completar, “A dor também é um prazer, a maldição também é uma bênção, a noite também é um sol – ide embora, ou aprendereis: um sábio também é um tolo. Dissestes alguma vez Sim a um só prazer? Oh, meus amigos, então dissestes também Sim a todo sofrimento. Todas as coisas são encadeadas, emaranhadas, enamoradas, – e, se um dia quisestes duas vezes o que houve uma vez, se algum dia dissestes ‘tu me agrada, felicidade! Vem, instante’, então, quisestes que tudo voltasse!” – Nietzsche, Assim Falou Zaratustra.

Se nesse momento entendeu que a vida pede o seu balanço-equilíbrio- , pra cada momento público(com amigos, festas, um encontro, etc) pede um momento em privado(tirar um momento para si),pois, se a junção não só para o conhecimentos mas para a vida seja a mistura do empirismo ( movimento filosófico, que prova que o saber vem dos sentidos) e o racionalismo ( movimento, que prova que o conhecimento vem da razão). Sentimos por ter coração, mas o controle que a razão nos dá, pode-se fazer o que Sócrates um dia disse ”conhece-te a ti mesmo” sabendo aquilo que lhe faz bem e mal ou até além deles. Saber seus males e bondades. Aqui, sabendo sobre si, podemos revirar o mundo, pois, uma vez conhecendo o que somos não há limite para o que quer que queira fazer.

Por falta de conhecimento as soluções mais sensatas são vistas como monstros, e os verdadeiros, arrastam para trás, sem imaginar o quão fúteis os são. Vejo pessoas em depressão -não me refiro só a doença - mas o ver de pessoas com potencial de dominar, de vencer, crescer, ser mais. Como disse o cantor Charlie Brown Jr, Alexandre, conhecido como Chorão, que faleceu em 6 de março de 2013 “ Não ser melhor do que ninguém, mas o melhor naquilo que eu puder ser”. E todos os dias vejo pessoas que são capacitadas, mas por questões de não se conhecer, por falta do conhecimento de pode recomeçar, se refazer, se reinventar, uma vez que somos seres tão diversos, é um infeliz traje tal coisa está acontecendo.

Mas como de tudo, compreensível o mal é como uma bolha que nos prende e que tira a luz do olhos, e deseja nos incapacitar de andar, mesmo não sendo verdadeiro. E saiba, não há mal nenhum que coragem não passe por cima. A ação é sair dessa bolha- não é atoa que fazer algo é melhor que não fazer nada- , a zona de conforto- sua bolha- matará você. De três passos e verá por fora, que é minúsculos os limitantes, e somos extremos. Conhecendo o que habita em nós, cabe-se a nós escolher segui-lo ou sumi-lo, quando o homem perde sua essência, perde-se e é deixado levar. Contudo, quando encontra-se sabe todas as possibilidades que pode agarrar. E tudo que passará de mal deixarás a ti feliz Increscunt animi, virescit volnere virtus.

Lindo saber que temos a capacidade de alcançar o horizonte e mesmo que alcança-lo seja uma utopia, toda vez que você dá dois passos para o horizonte ele se afasta dois passos de você. Saiba que o que importa não é chegar, mas a caminhada até ele. Pois ,todos os dias damos passos, a caminhada é válida.

Ensaios de pensamentos
Enviado por Ensaios de pensamentos em 21/07/2019
Código do texto: T6700883
Classificação de conteúdo: seguro