A Matrix das Matrix's

Todos estamos vivendo em alguma "realidade", cada um está em alguma diferente. Mas você consegue enxergar que existem outras realidades além da sua? Sim? Ótimo! Não? Então você pode estar em uma Matrix!

Hoje falamos muito de "Matrix" que é justamente uma referência ao filme, e a melhor definição é que as matrix's que são tanto discutidas são as "bitolações" em que as pessoas podem se afundar.

São muitas as matrix's que você pode estar envolvido. Basta ter alguma crença ou jeito de pensar que te impeça de ver ou aceitar outros pontos de vista, pronto, isso é uma matrix. Existem as matrix's: social, familiar, religiosa, profissional, acadêmica... enfim, em todas as áreas da sua vida existem pontos de vista que podem te deixar cego para todo o resto.

Quer um exemplo? Eu sou cristão... e tatuado. Muitos se espantam quando eu digo isso (e me julgam de algum modo). Mas sim, eu tenho quase 20 tatuagens, e TODAS feitas após a conversão. No meio religioso existe muito preconceito em relação à isso porquê a maioria dos cristãos é criado para achar a prática de se tatuar como algo errado, pecaminoso, e simplesmente não aceitam que possa existir alguém que diz ser crente tendo tatuagens no corpo. Eles são criados para seguir um padrão, um estereótipo criado pela sociedade e alimentado por eles próprios de que o crente tem que ser, se vestir e se comportar de uma maneira padronizada tal e qualquer um que seja diferente disso é altamente julgado por ambos lados, cristão e não cristão. Isso é uma matrix religiosa, já que não se trata dos princípios da fé e sim de algo criado por homens e adotado como verdade.

Você pode ter crescido vendo novelas e lendo livros com histórias românticas, e passou a acreditar que para conquistar uma mulher você tem que ser um galanteador como os personagens clássicos, e passa a vida se frustrando pensando que um dia vai achar o amor perfeito. Daí aparece alguém que te apresenta uma comunidade chamada "PUA" e lá descobre que os caras falam para você fazer justamente o contrário daquilo que você tem feito a vida inteira. Você vai se sentir no mínimo confuso, não é? "Como pode um cara dizer que para uma mulher gostar de mim eu devo tratar ela como qualquer outra pessoa?", "Como assim, eu tenho que provocá-la em vez de agradar?!". Esse é apenas um dos exemplos mais comuns de uma matrix que aprisiona quase todos os homens.

Mas não para por aí. E se alguém te disser que fazer faculdade pode ser uma das maiores perdas de tempo que você vai ter na vida? E se alguém te disser que você não precisa casar e ter filhos para ser um homem pleno e realizado? E se alguém disser que você pode ser feliz com pouco, sem precisar caçar a vida de milionário?

No mínimo você iria se sentir desafiado a encarar suas crenças de frente e correr o risco de ver que talvez tenha vivido uma mentira (ou várias). Vai ter que ressignificar sua visão de mundo em vários ângulos diferentes, com critérios totalmente diferentes, vai sentir dor, confusão e desconfiança pelo choque de realidade que vai te atingir várias e várias vezes. Mas depois disso vai estar liberto para realmente seguir o caminho que quiser, sem expectativas alheias, sem cobranças auto impostas com base no que os outros querem de você, após a dor, você vai estar em paz.

Saia da matrix, se liberte! Viva, para você e não para os outros. Seus pais esperam algo de você, seus amigos também, seus mentores também, a sociedade, Deus, todos esperam algo de você. Mas e você? O que quer para si próprio? Agora esse é o caminho, o que você espera de si e o que busca para alcançar, para você e por você.

- I R Britto

Julho/2019

I R Britto
Enviado por I R Britto em 20/07/2019
Reeditado em 20/07/2019
Código do texto: T6700296
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.