Psicologia não é auto ajuda

Muita gente confunde psicologia com auto ajuda. Com conselhos, positividade. Muita gente acha que o terapeuta nunca se estressa, nunca perde a linha. A psicologia não é esse mar de rosas. A psicologia é linda sim, mas é linda porque te mostra suas dores, te faz ver onde dói e, a partir daquela dor, tenta te fazer um sujeito capaz de enxergar o que você pode ou não fazer para sair desse lugar. A psicologia não te dita regras, ela apenas guia o que está aí, dentro de você. O terapeuta não é santo, não está isento de dores e erros. Ele está ali para ser um espelho para você mesmo enxergar as suas dores. A psicologia não é auto ajuda, muito pelo contrário. Ela não quer que você esconda suas dores atrás de frases positivas. A psicologia quer que você encare suas feridas de frente. Que você repense, se reconheça! Para te dizer que tudo vai ficar bem tem muitos, mas para caminhar e ressignificar sua dor só tem um: você! A psicologia é política! Requer posicionamento contra político machista, racista, misógino... A psicologia quer a dignidade humana! Honra os direitos humanos. Não há como ser psicólogo e apoiar o fascismo. É uma ciência e deve ser respeitada como tal, pois tem gente que estuda e luta muito por ela! Valorize a psicologia, valorize a saúde mental, já que ela é a base de toda a existência humana!

Daniella Dantas
Enviado por Daniella Dantas em 23/06/2019
Reeditado em 23/06/2019
Código do texto: T6679637
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.