DA FORÇA DA LUZ PELAS LINHAS TORTAS DOS BREUS

Pensamento em HOMENAGEM

O meu título me surgiu embalado e mesclado por versos duma canção e por um dito popular, muito conhecido, que nos ensina que “Deus escreve certo por linhas tortas”.

Quem que, já tendo passado por uma certa experiência de vida, não concordaria com esse dito apenas ao se basear na “auto- constatação” dos próprios frutos dos difíceis fatos vividos?

Quantas vezes acreditamos estar definitivamente perdidos por determinado acontecimento de vida e, de repente, enxergamos as bençãos das acertadas linhas tortas de Deus falando conosco, a nos delinear novos caminhos, e, então, nos sentimos profundamente agradecidos?

Assim sendo,hoje parei para pensar no que o Brasil viveu ontem, confirmando o referido dito, um país que assistiu ao vivo e a cores um bom exemplo coletivo deste ensinamento.

O que se acreditava ser uma bomba"hackeada" para colocar em prova os meios da operação Lava- Jato, na verdade evidenciou a antítese teológica do "bem contra o mal",a chaga que a Humanidade conhece desde o seu princípio.

Na oitiva do Ministro da Justiça pela CCJ do Senado vimos claramente o porquê de todo nosso drama político e social de décadas até a saga vivida nos dias de hoje, no exercício duma Democracia deturpada , sofrida e furtada e duma República que urge por ser reconstruída.

Com muita atenção, obviamente não por parte de todos dali, via-se que não se tratava dum bonito debate de correntes antagônicas do pensamento político em prol da cidadania coletiva, mas nitidamente dum entrave apequenado para tentar se desconstruir o único caminho duramente aberto em meio ao breu político-social para que recuperemos a nossa cidadania furtada pela escuridão da corrupção.

Ali mais um dito se consumava: "pau (inclusive da corrupção) que nasce torto...morre torto".

De súbito, a nítida percepção de que a verdade, ainda que digladiada em praça pública, mas sempre clara,concisa e serena, se agigantava pelo palco das surrealidades, no claro contexto do todo social que vivemos, explicado e extrapolado das paredes da histórica política, fisiológica e hermética do Congresso-Nacional, tudo evidenciado através das luzes da firmeza de caráter que iluminava o cenário.

Foi quando lembrei de dois versos da música “CERTAS COISAS” , a que mais gosto das cantadas pelo Lulu Santos: “não haveria luz se não fosse a escuridão”; “não existiria o som…se não houvesse o silêncio”.

Como também não haveria o silêncio…não fosse a coragem do grito dos bons”, deduzi, parafraseando Martin Luther king.

Por conseguinte, pudemos assistir que, entre nós, a corrupção faz um FORTE e PATÉTICO contra ponto à decência tanto quanto os corruptos, ao desligarem todas as luzes, apenas acendem o holofote das verdades evidentes.

Aquela sessão nos foi holisticamente emblemática, do que concluí:

A vida é mesmo assim, um ensinamento contínuo do melhor que nos cabe aprender pela figuração das suas perenes antíteses em foco presente, desde todos os momentos do passado FUNESTO para o projeto dos futuros PROMISSORES .

Tem certas coisas que não sabemos explicar…é mister só viver e sentir.

Mas há que se prestar bastante atenção para depois -e para sempre!- só agradecer pelos frutos que ora permeiam os nossos caminhos.

Do que aprendi:

A vitória da verdade é a única certeza humana e teologicamente incontestável.

Nunca nos apressemos em demonstrá-la, posto que tem ela seu misterioso tempo certo para figurar sua presença marcante e sua força indelével...

******

Certas Coisas

Compositores: Luiz Santos / Nelson Motta

Não existiria som

Se não houvesse o silêncio

Não haveria luz

Se não fosse a escuridão

A vida é mesmo assim

Dia e noite, não e sim

Cada voz que canta o amor não diz

Tudo o que quer dizer

Tudo o que cala fala

Mais alto ao coração

Silenciosamente eu te falo com paixão

Eu te amo calado

Como quem ouve uma sinfonia

De silêncios e de luz

Nós somos medo e desejo

Somos feitos de silêncio e som

Tem certas coisas que eu não sei dizer

Silenciosamente eu te falo com paixão

Eu te amo calado

Como quem ouve uma sinfonia

De silêncios e de luz

Nós somos medo e desejo

Somos feitos de silêncio e som

Tem certas coisas que eu não sei dizer e digo