E você, tem fé ?

Ao certo eu não sei se Deus existe, o que ainda me causa dúvida é a existência de Jesus, mas, confesso, tenho grande dificuldade em acreditar, sou mais materialista, preciso ver os fenômenos se manifestando em minha frente. Isso tem seu lado negativo, sempre fico nesse constante conflito interno entre acreditar e não acreditar. Por algum tempo, reconheci a figura de Jesus como uma liderança política, me vi como um agnóstico teísta, o que basicamente seria a pessoa que não nega a existência de uma divindade, mas no fundo, não se preocupa muito com essas questões.

Contudo, o que acontece quando estamos sozinhos ao enfrentar determinadas provas da vida? sempre iremos precisar nos segurar em algo, a sensação de insegurança e medo diante dos obstáculos da vida nos forçam a acreditar em algo para tirar o peso desse abismo e solidão. Em sua instância mais existencialista o ser humano tem esse carácter: a necessidade de um pai, afinal, nossa sociedade é formada dessa forma, diferente dos animais, carregamos pelo resto de nossas vidas a figura de nossos pais, estar “sozinho” no mundo é um sentimento que causa pânico, medo e ansiedade, temos que apelar para alguma divindade, ou para alguma espiritualidade.

Embora reflicta bastante sobre isso, acho que no fundo somos apenas interesseiros, e o porquê de dizer isso? Ora, somos materialistas por estruturação social, boa parte de nossos pedidos a determinadas divindades estão associadas a bens materiais, a determinadas curas de entes queridos. As pessoas podem negar, dizer que não, mas não tem como fugir disso, apelamos muito para que uma entidade espiritual nos supra materialmente. Não vou cair no conto do julgamento, mas também ainda não sei afirmar se a fé poderia ir além disso.

Muitos irão falar em ressurreição, que a fé na ressurreição de Cristo basta, olhem, eu não avalio isso como um argumento válido, está mais para o lado das fraseologias religiosas da mesma espécie do: se Deus quiser, glória a Deus,etc. Decoramos determinados trechos semânticos e tratamos de fazer disso uma espécie de ritual da vida cotidiana. Outro elemento bastante divulgado em nossa cultura seria a própria noção do não acreditar em Deus, ora, se um determinado indivíduo é assim, tudo de ruim acontecerá na vida dele, tendo em vista que ele não está em comunhão com Deus, que deu o seu filho para morrer por nós. Mas, também não somos filhos de Deus ? O que podemos dizer de um sujeito que não faz mal a ninguém, mas não consegue acreditar em Deus ? Que ajuda mais o próximo do que um cristão de decoração ?

São perguntas que em rodeiam, e eu de fato não consigo respondê-las em sua totalidade, o fato é que, não consigo sentir e muito menos acreditar em determinados elementos, apenas não consigo, não vejo lógica, sentido, não sinto presença nenhuma, quando entro em uma igreja eu não sinto nada, quando estou reunido em nome de Jesus, não sinto sua presença.

Não posso falar pelas outras pessoas, mas, pensar essas coisas não é muito sadio para a saúde mental, as pessoas fogem desses pensamentos, apesar de tê-los, elas se embebedam em determinadas fraseologias e caem em sono profundo, recalcam determinados questionamentos, para elas, questionar sobre a existência de Deus é um sacrilégio. Peço desculpa as meus amigos e amigas que são ávidos seguidores da fé cristã, infelizmente não consigo sentir o que vocês sentem, respeito bastante e admiro quem entende da bíblia e faz da religião um meio para tornar melhor o mundo.

Quaresmo
Enviado por Quaresmo em 16/06/2019
Código do texto: T6674249
Classificação de conteúdo: seguro