Mentiras são as reais verdades.

Mentiras são as reais verdades.

Parece uma frase idiota não é? Pode até ser, por que não? Mas o fato é que faz sentido.

Diversos filósofos, bêbados, pensadores e malucos já desertaram sobre a possibilidade de tudo que existe ser apenas um reflexo dos nossos ideais. O que faz muito sentido, pois caso nós não imaginarmos algo, ele não existirá, e isso pode ser aplicado desde a idéia mais metafísica, de que caso não transformarmos a imagem que nossos olhos captam em impulsos cerebrais e interpreta-las como algo real nada fará sentido algum, passando por algo mais aquém, de que antes de tomar qualquer atitude pensamos em exerce-la, e se tal pensamento não existir, a atitude não é tomada, e chegando na física, indo até o fato de que tudo que nós enxergamos não passa do “reflexo” da luz nos objetos. Logo, tudo é reflexo de um pensamento “ideal”.

A mentira existe para encobrir a realidade. Ela é tratada com repulsa pela maior parte das pessoas, como uma tentativa de “escapar” da realidade, uma atitude tomada por fracos. Mas poucas pessoas consideram o lado poético da mentira. Ela tem a função de “enfeitar” a realidade. Tornar mais atraente algo que não é bonito aos nossos olhos, tornar um fato mais próximo do “ideal”, do “imaginado”. Bom, voltando ao pensamento anterior, de que tudo não passa de um reflexo, uma aproximação de algo que existe na idéia, portanto “ideal”, juntando ao fato de que a mentira serve para transformar a realidade em algo “ideal”, a mentira é o que mais se aproxima da real verdade.

Como eu mencionei no inicio, faz muito sentido não? Mas não necessariamente é verdade.

A vantagem da dissertação sobre o discurso é que no primeiro não há abertura de espaço para o receptor analisar, ele está imergido nesse pensamento, as palavras do escritor passam por sua cabeça como se fossem seus próprios pensamentos, logo, é tomado como um pensamento próprio, logo, não é questionado, porque que tipo de idiota iria questionar o seu próprio raciocínio? E explicando tudo isso eu fiz a mesma coisa que fiz anteriormente.

Não acredite nisso, é tudo mentira.