Diário 2 - Reflexões sobre amor e câncer
A vida é algo interessante. Algumas pessoas vivem como se nunca fossem morrer, já outras morrem como se jamais tivessem vivido. Alguns tentam tirar a própria vida, outros lutam pela sua.
No meu trabalho na manutenção eletrônica hospitalar já vi muita coisa. Já vi nascimentos, renascimentos e mortes. Hoje acordei cedo para ir ao hospital universitário, meu trabalho era garantir o bom funcionamento de equipamentos cirúrgicos de captura de vídeo para que as imagens fossem usadas no futuro para fins acadêmicos. A paciente era uma moça, ela estava retirando o lobo inferior esquerdo do pulmão por estar completamente comprometido por um câncer. A cirurgia foi um sucesso e a resistência da paciente surpreendeu a todos. Mas mesmo assim, o câncer tem sido um assunto delicado para mim.
Nem todas as histórias relacionadas a essa doença são boas, na família já temos sete casos, 3 sobreviventes. Minha avó tem lutado desde o ano passado, e embora a idade avançada, tem a força que um dia almejo ter. Ela já está no fim da radioterapia, o que significa que até agora tudo deu certo. Está com a imunidade baixa e tomando antibióticos, a febre tem sido frequente, mas isso não é nada mais que o esperado.
Há quatro dias atrás aconteceu um episódio que me emocionou bastante. Minha avó nunca foi muito meiga, sabemos que ela nos ama e nos sentimos muito amados, mas ela raramente beija ou se deixa ser beijada. Um "eu te amo" não é tão frequente. Mas essa semana, ao chegar na casa dela, ela estava sentada com sua velha máquina de costura, como de praxe. Sorriu pra mim, e perguntou de onde eu vinha, respondi que do hospital aonde trabalho. Ela assentiu, me abraçou e disse que me amava muito, que eu sempre estava em suas orações e que ela sentia muito orgulho de mim. Disse que é muito feliz pois um dia serei um doutor e é muito orgulhosa pois eu mesmo trabalhando pude entrar numa universidade pública para cursar um curso difícil, nas palavras dela. Bem, eu curso Engenharia Elétrica. E sim, carrego a responsabilidade de ser o primeiro da minha família a iniciar um curso superior. E farei de tudo para dar orgulho a quem sempre fez tudo por mim.
Desde esse dia estou muito emotivo. Saber que alguém se orgulha de mim é algo muito importante e especial. E é assim que me sinto pra ela, e é isso que ela significa pra mim.
Após sair da sala de cirurgia hoje, entrou uma menina de apenas 14 anos. Também com câncer. Durante a tarde ela teve uma hemorragia... Não tenho certeza, mas a sua necropsia deve estar sendo feita agora. Foi assim com Jaqueline, que morreu aos 22. E é assim com muita gente.
Isso tritura meu coração, tenho dedicado a minha vida a fazer o meu melhor nos hospitais para que os médicos possam sempre ter a disposição equipamentos funcionais para dar o seu melhor. E alguns realmente pensam assim. Outros são reféns de sua própria arrogância. Mas isso tudo só me motiva a me dedicar mais. A dedicar minha vida para que todos nós possamos viver mais.
Na vida podemos ter várias coisas. Amor, dinheiro, poder... Dois amores, duas paixões, dezenas de amigos... Mas a vida é singular. Cuide bem da sua, e sempre saiba que um simples "Eu te amo" pode mudar completamente o dia do outro. O câncer não é uma sentença de morte, mas a morte é a única certeza da vida. Então ame e viva antes que seja tarde.
05 de Junho de 2019
00:13