O Brasil nunca será uma Escandinávia

Os que citam os países escandinavos como exemplos de países que alcançaram a estabilidade social e econômica graças a social-democracia e que isso poderia ser exemplo para o Brasil, cometem pelo menos dois erros elementares de análise, não sei se intencionalmente ou não.

A estabilidade social e econômica conseguida pelos escandinavos se deve principalmente aos seguintes fatores:

- baixo índice de corrupção;

- elevado grau de confiança mútua;

- valorização do trabalho, no sentido de que ele é importante para a sociedade e que tendo que executá-lo, deve ser bem feito;

- apego a Cultura.

Enquanto isso, nós brasileiros:

- temos alto índice de corrupção;

- somos pouco confiáveis;

- geralmente trabalhamos apenas pelo dinheiro e não nos preocupamos com a qualidade e o aperfeiçoamento do trabalho executado;

- somos desligados da nossa História e voltados para o futebol, bebidas alcoólicas e conversa fiada.

O outro erro dos partidários da social-democracia no estilo escandinavo é que primeiro aqueles países conseguiram a estabilidade social e econômica e a partir daí a optaram pela forma de administração de sua economia que acharam mais conveniente.

Os escandinavos mantêm seu bom padrão de vida APESAR da social-democracia e não por causa dela.

É possível se conseguir crescimento econômico através da intervenção do Estado mas, esse crescimento sempre se resumirá num “voo de galinha”.

O Estado não gera riquezas, ele as absorve. Ele tira dos que trabalham muito e ganham pouco para alimentar os que trabalham pouco e ganham muito.

A situação do Estado brasileiro é particularmente deprimente, porque ele é gerido por incompetentes, irresponsáveis e oportunistas.

A defesa de um Estado intervencionista por políticos é demonstração inequívoca de interesse em manter o status quo e a defesa de uma social-democracia para o Brasil por um cidadão comum é uma demonstração inequívoca de ignorância e/ou burrice.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 02/06/2019
Código do texto: T6662759
Classificação de conteúdo: seguro