Encontro Inesperado
Recordo-me de um encontro inesperado que, sem sombra de dúvidas, me marcou. Certa vez deparei-me com um homem de aparência rude. Sozinho, ele vagava pela rua murmurando sem parar. Esse homem parecia chafundar-se em pensamentos tristonhos, e nada, nada parecia agradar-lhe. Esse homem afastava qualquer pessoa de sua vista, não posso culpa-las, pois ele parecia emanar um ar completamente irrisório. Um dia, deparei-me com esse homem completamente mudado. Ele havia feito amigos, cuidava melhor de sua aparência e não aparentava aquela insatisfação que eu via. Tomei a decisão de falar com ele, perguntando sobre o motivo de sua repentina mudança. O homem me disse que havia refletido sobre seu comportamento. Havia percebido que não era o único que colecionava, no seu memorial de lembranças, profundas decepções. Que ele enxergou os diversos problemas existentes no mundo, e as pessoas abarcadas por eles. Viu que, apesar de tudo isso, essas pessoas encontravam forças para sorrir, para viver e lutar. Então, dentro desse contexto, esse homem decidiu fazer o mesmo. Esse encontro, meus caros, foi realmente marcante. O encontro com o meu eu passado. Não foi fácil fazer uma autocrítica, mas seria mais difícil reclamar sem tentar mudar, desistir sem lutar, existir sem viver. Esse encontro inesperado me ajudou a crescer.