Governo Bolsonaro e o ensino de Filosofia no Brasil

- O Bolsonaro irá acabar com o ensino de filosofia. Ele não quer que os brasileiros pensem. Ele é um ditador, um torturador.

- Quantos livros de filosofia você já leu? Responda-me com sinceridade.

- Nenhum.

- Quando você frequentava a escola, havia aulas de filosofia?

- Sim.

- E você se dedicava ao estudo de filosofia? Responda-me com sinceridade.

- Não.

- E por que não? Responda-me com sinceridade.

- Por que eu achava filosofia coisa chata do caralho.

- E agora você vai estudar? Responda-me com sinceridade.

- Não.

- E por que, então, você está xingando o Bolsonaro? Responda-me com sinceridade.

- Por que eu não gosto dele.

*

- E aí, bolsominion, beleza? E o seu herói, hein, o Bozo!? Ele não quer que os brasileiros pensem com a própria cabeça. Ele vai acabar com o ensino de filosofia no Brasil. Aquele torturador!

- Para aprender a pensar com a própria cabeça uma pessoa tem de estudar filosofia?

- Tem.

- E você estuda filosofia? Quais livros de filosofia você já leu? E alguma vez na vida você se interessou em estudar filosofia? Responda-me com sinceridade.

- Nunca me interessei por filosofia. Jamais li um livro de filosofia.

- Então você só está criticando o Bolsonaro de birra, certo? Responda-me com sinceridade.

- É.

- Se, como você disse, uma pessoa só aprende a pensar com a própria cabeça se estudar filosofia, então você, que não estudou filosofia, não sabe pensar com a própria cabeça. Concluo que você é só um papagaio e está repetindo palavras contra o Bolsonaro, e de birra, você reconheceu. Além disso, você, antes do governo Bolsonaro, jamais se interessou em pensar com a própria cabeça, pois você nunca se interessou em estudar filosofia. Interessante. O seu desejo de pensar com a própria cabeça foi despertado por um anúncio do ministro da educação do governo Bolsonaro, anúncio este que dá a conhecer a redução de investimentos do governo federal em cadeiras de filosofia. Se você tivesse estudado filosofia, hoje você não diria tanta besteira. Então comece a estudar filosofia, e por conta própria, sem depender de um professor de filosofia da rede oficial de ensino. E pare de choramingar, bestalhão.

*

- O Bolsonaro reduzirá investimentos nos cursos de filosofia. Ele não quer que os brasileiros pensem; quer dominá-los, aquele facista!, aquele nazista!

- O Bolsonaro proibirá a venda de livros de filosofia? Não. O Bolsonaro irá obrigar todas as bibliotecas públicas a queimarem os livros de filosofia? Não. O Bolsonaro proibirá os brasileiros de estudarem filosofia? Não. O Bolsonaro irá proibir as editoras de publicarem livros de filosofia? Não. O Bolsonaro irá obrigar todas as escolas, as públicas e as privadas, a darem fim aos livros de filosofia? Não. O Bolsonaro irá proibir as escolas particulares de ensinarem filosofia? Não. O Bolsonaro não irá proibir o ensino de filosofia. Reduzirá investimentos em tal disciplina. Quem deseja estudar filosofia, que estude. Infelizmente, muitas pessoas, e você é uma delas, acreditam que só se pode estudar filosofia no sistema oficial de ensino; que só pessoas que se formam em tal sistema é que podem ensinar filosofia; que só nesse sistema é que se pode aprender filosofia. Ora, toda pessoa dotada de talento filosófico pode aprender e ensinar filosofia. O sistema de ensino oficial não é o único meio disponível. Há professores particulares que ensinam filosofia, e têm muitos dentre eles formação superior à de muitos professores da rede oficial de ensino. E há livros de filosofia à disposição nas bibliotecas públicas, livros que os interessados podem ler sem gastar um tostão. E muitas editoras brasileiras vendem livros de filosofia. Ninguém, hoje, está proibido de estudar filosofia; e ninguém será proibido de estudá-la. Então, deixe de vitimismo histérico, de alarmismo histriônico. O mundo não irá acabar, não. E estude filosofia, se é do seu desejo.

*

- O Bolsonaro, aquele nazista!, aquele fascista!, aquele torturador!, quer oprimir os brasileiros. Ele não quer que os brasileiros estudem filosofia.

- Quais livros de filosofia você já leu?

- Eu?

- Não. A sua vó. Se é com você que estou falando...

- Não li nenhum.

- E por que não?

- Porque filosofia é coisa chata do cacete. Coisa de boiola.

- Então por que você está aí, cheio de raiva, xingando o Bolsonaro?

- Eu não votei nele.

*

- O Bolsonaro é ditador. Nazista e fascista. Vai diminuir investimentos em faculdades de filosofia. Ele não quer que os brasileiros aprendam a pensar.

- Ô diabos! Depois de oito anos de governo FHC, oito anos de governo Lula, seis anos de governo Dilma, e dois anos de governo Temer, os brasileiros ainda não sabem pensar!? Os bilhões que FHC, Lula, Dilma e Temer torraram no sistema educacional serviram pra quê, afinal?

*

- O Bolsonaro irá acabar com as faculdades de filosofia. Aquele facista! aquele nazista!

- Quem deseja estudar filosofia, estuda, por conta própria, lendo livros, conversando com outras pessoas que também gostam de filosofia. Não precisam de escolas da rede oficial de ensino...

- E os pobres, bolsominion fascista?, e os pobres, bolsominion nazista?

- Ora, você, um homem de bom coração, generoso, que sonha com a igualdade, com a justiça, pagará pelos estudos deles.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 28/04/2019
Código do texto: T6634172
Classificação de conteúdo: seguro