Textinho sobre notar que está ficando melhor da depressão:

Primeiro, você quer comprar fones. Ouvir música alta no ônibus te acalma. Depois você começa a ouvir músicas mais felizes. Então você começa a balançar a cabeça no ritmo da música.

Segundo, você começa a ouvir música alta quando está em casa. Depois você começa a cantarolar a sua música favorita enquanto ela toca. Quando você vê, você está dançando alegremente com suas paredes.

Terceiro, tudo o que te incomodava para de te incomodar. O peso nos seus ombros fica mais leve. Você para de se importar com coisas desnecessárias. O trabalho fica mais leve. Sorrir é mais leve. Dizer que está bem acaba se tornando uma realidade.

Quarto, você quer dormir menos pra render mais o seu dia. Você quer fazer mais, mesmo que seja, no começo, só ficar sentada no sofá atualizando redes sociais. Quem sabe daqui um tempo você tá saindo pra faculdade? Pro trabalho novo? Pra vida.

Quinto, você começa a procurar de novo as pessoas. Às vezes pra pedir desculpas por um comportamento, pra explicar o que aconteceu, pra chamar pra sair ou pra ir na sua casa tomar um café com bolo. Ou quem sabe, você só chama no whatsapp mesmo, pra rir de uns memes.

Sexto, você dá risadas mais altas. Aquelas que mexem com seu estômago. Que doem o maxilar, a barriga e o pescoço. Aquelas risadas tão fortes e puras que te dão uma leve dor de cabeça. Mas logo passa, são só seus músculos se acostumando a rir de novo.

Sétimo, você começa a ver mais beleza nas coisas simples, você aprecia mais as coisas simplórias. Um casal de mãos dadas, uma senhorinha sorridente, uma árvore alta no caminho pro trabalho, um sorriso mais aberto, um banco na janela do ônibus, o sorriso das pessoas que você se importa, 5 reais pra comprar um refri e uma coxinha.

Oitavo, você se cuida mais. Você cuida do cabelo, das unhas, da pele, da alimentação. Você bebe mais água. Você tira um dia pra ir no salão. Você separa um horário pro cineminha. Você sorri mais pras pessoas e pra vida. Você se importa mais consigo mesma. Você se dá mais tempo e paciência.

Nono, você entende que nem todo dia vai ser bom. E quando não é, você compreende que simplesmente não é um dia bom. Então você se deixa chorar, ficar zangada, surtar um pouco. Você se deixa descontrolar levemente. Nada de mais, porque é só um dia ruim. Não é uma semana ruim, nem um mês ruim, é só um dia, e ele logo vai acabar e você vai poder descansar e recomeçar com um novo dia.

Décimo, você passa a compreender que mesmo que seja um dia ruim pra você, não precisa também ser o dia ruim de outra pessoa. Então você aprende a não magoar ninguém nos seus dias ruins, você aprende a preservar sua vida e rotina apesar da doença/problemas.

Quando você começa a notar que está melhorando, você finalmente entende que vão ter muitos dias bons, mas que se vierem os ruins, você vai estar preparada.

Chari
Enviado por Chari em 25/04/2019
Código do texto: T6631788
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.