Caetano explica

Por quê os intelectuais em geral se mostram avessos ao Capitalismo?

A resposta está numa frase da música “Sampa” de Caetano Veloso: “É que Narciso acha feio o que não é espelho”.

O Capitalismo está intimamente ligado à livre iniciativa.

Por outro lado, do alto de sua imensa sabedoria, os intelectuais não conseguem conceber a idéia de que algo funcione sem sua orientação.

Além disso, eles, que fizeram faculdade, têm mestrado, doutorado, pós-doutorado, falam várias línguas, escreveram livros, para ter conforto dependem de algum cargo numa instituição pública, enquanto um cidadão de “categoria muito inferior”, que mal estudou, possa ter conforto razoável vendendo churros na praça.

O empresário, seja ele pequeno, médio ou grande, tem que estar disposto a aceitar a idéia de que “o cliente sempre tem razão”, mas para o intelectual, nada terá razão para existir enquanto não for examinado e aprovado por ele.

Por essa e por outras, a Intelectualidade casa bem com o Socialismo.

O Socialismo depende de tutores da Sociedade e por outro lado está sempre disposto a sustentá-los com um cargo público e outras benesses como a Lei Rouanet.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 14/04/2019
Código do texto: T6623290
Classificação de conteúdo: seguro