Regas da academia

Eu pensei que a academia fosse um local diferente, mais humano e esclarecido, livre das opressões, intrigas e constrangimentos. Como fui tolo ao pensar isso, mal eu sabia que a academia era apenas uma extensão dos redutos de nossa sociedade, um local repleto de interesses, conversas de corredores e muito stress.

Pensei até em criar um guia se sobrevivência para aqueles aventureiros que pretendem entrar nessa selva de ego, bajulações e interesses. Comecei a rabiscar algumas coisas, algo parecido como os dez mandamentos ou regras para a boa vivência na academia:

1. Sem bajulações

Aqui o aviso está direcionado para os alunos e alunas que colocam os professores no colo, criam estatuetas de seus ídolos e fazem orações diárias para o santo professor. A bajulação é algo terrível e precisa acabar imediatamente, conhecimento e bajulação apenas mostra o quão fraco e inseguro o indivíduo é!

2. Sexo e relação entre professores e alunos

Estão proibidos os relacionamentos entre professores e alunos, alunas, etc. Eu nunca vi professora gostar de aluno, mas professor gostar de aluna e aluna de professor, eu já vi de cansar a vista. Isso é tão chato, vejam, não estou sendo machista e nem nada disso, talvez existe de fato amor, mas, a maioria das vezes os flertes possuem como pano de fundo algum interesse acadêmico, orientações, publicações, será que estou a exigir demais ?

3. Terapia obrigatória para professores e alunos

Todos os professores e todos os alunos e alunas devem realizar no mínimo duas seções de terapia durante o mês. Isso ajuda a tratar das doenças mentais que a maioria possui, evitando assim, que as paranóias, neuroses importunem o colega, ao pagar por um profissional da área de psicologia você evita tomar o tempo de seu colega.

4. Você não é o Messias

Você não é melhor ou pior do que ninguém por seguir determinada linha teórica, então, pare de se achar superior ou inferior. Na verdade, o que mais percebo são aqueles que querem salvar o mundo, resolver todos os problemas a partir de uma perspectiva teórica, calma, você é apenas um acadêmico que teoriza sobre a realidade. Você não pode salvar o mundo ou resolver todos os problemas, no máximo, sua pesquisa vai contribuir com algum ponto em específico, nada além disso.

 

5. Orientações e organização

Um curso deve ser organizado, esse é um princípio básico que deve ser seguido. Prazos bem estipulados, informações repassadas de forma correta, um canal de comunicação claro e de fácil acesso deve ser estimulado para que os ruídos não ocorram e se ocorreram sejam de fácil resolução.

6. Controle sua ansiedade

Nós sabemos que você entra no mestrado pensando no Doutorado, mas espere um pouco, nem tudo o que você planeja pode ocorrer conforme o planejado, aliás, tudo pode ocorrer nesse meio tempo, primeiro tente focar no presente e viver o momento atual.

7. Posar de intelectual

No fundo, você e eu sabemos, a academia é um local privilegiado. Mesmo as pessoas falando sobre a desvalorização do professor em nossa sociedade, vamos com calma, tem muita gente hoje procurando fazer uma pós-graduação porque sabe que a qualificação faz diferença no mercado de trabalho. E antes que você diga que não é verdade, aposto que o seu sonho é ser doutor, ensinar em uma instituição pública e ganhar entre 10 a 15 salários mínimos. Dito isto, vamos com calma quando baixar em nós o espírito do intelectual ultra sofisticado, você é mais um sobrevivente que viu na academia uma oportunidade de viver com um pouco mais de conforte do que a maioria.

Até agora não pensei em mais nenhum ponto, mas no geral, consegui colocar algumas coisas que me incomodavam. A academia não é e nunca será um mar de rosas, não seja tolo igual a mim que pensava que isso seria diferente do que o beco de um subúrbio, na verdade, não é. Os interesses apenas mudam de expressão, as pessoas se escondem atrás de uma capa de intelectualidade pedante, ficam bocejando algumas palavras cultas, não se engane!

Quaresmo
Enviado por Quaresmo em 21/03/2019
Código do texto: T6604087
Classificação de conteúdo: seguro