O YIN E O YANG

Venho já há alguns anos imergindo na sabedoria oriental, de repente percebi os desenganos a que somos induzidos pela cultura ocidental, extremamente materialista, consumista, sensualista etc Possuímos um componente espiritual estudado desde quando saímos dos galhos de árvores e adotamos a posição bípede ...

Os orientais têm muito a dizer sobre a natureza humana, o yin e o yang é um exemplo. As pessoas yin são dependentes afetivas, não conseguem o equilíbrio sozinhas, necessitam do outro para se encontrarem. As pessoas yang são independentes, acham facilmente o equilíbrio sozinhas, aliás o outro pode mesmo até atrapalhá-las.

Essa ideia vem permeando meus poemas e minhas leituras e interpretação de textos e mesmo atitudes daqueles que me rodeiam. Um exemplo fantástico de Yin e Yang está no livro ( que recomendo) de Dinah Silveira de Queiroz, Floradas na Serra. Ali, numa clínica para tratamento de tuberculosos, por volta dos anos 30 d o século passado, duas mulheres defrontam-se com a doença, Lucília e Elza. A primeira revolta-se contra o próprio estado, apaixona-se por Bruno, um escritor niilista já em processo de cura. Ela entrega-se desvairadamente à paixão com a urgência dos desesperados, abandona o tratamento, mais do que isso, entra num processo de auto-destruição e isso se agrava à medida que vê o outro em franca recuperação e compara com seu declínio. Já Elza, Elza apresenta total adesão ao tratamento, encontra em si mesma energia e motivação para curar-se e colhe os frutos no final.Lucília é Yin, Elza, yang.

Há o filme, maior sucesso da Vera Cruz e certamente o melhor que esse estúdio produziu, rodado em 1954, em Campos do Jordão, disponível no you tube, que recomendo, mas advirto, nada tem que ver com o livro, no qual apenas se baseia. Lucília é secundária no livro, onde Elza é protagonista; o filme fez com que Lucília protagonizasse, o que desvirtuou a essência do romance de Dinah, que relata o poder da fé na cura, fé e disciplina. Estrelado por Cacilda Becker e Jardel Filho, vale a pena ser assistido, a meu ver o melhor filme brasileiro de todos os tempos.

Meus próximos poemas a serem publicados no RL aludem ao Yin & Yang, espero que gostem.

Camilo Jose de Lima Cabral
Enviado por Camilo Jose de Lima Cabral em 17/03/2019
Reeditado em 17/03/2019
Código do texto: T6600046
Classificação de conteúdo: seguro