A corda

No domingo fui ao culto. O culto de sétimo dia após o falecimento do meu vô. Fazia muito tempo que não ia, mas como sempre, a pregação parecia ser feita para o momento em que eu me encontrava.

A pastora contou sobre um alpinista que foi escalar um lugar perigoso e que, se caso ele conseguisse, seria o alpinista mais famoso de todos os tempos.

Então lá estava ele com suas ferramentas de última geração, escalando. Tudo ia bem, até que em uma determinada altura algo falhou e ele caiu alguns metros. Todas as suas ferramentas se foram e o que lhe restava era apenas a corda na qual se agarrava.

Naquele momento de desespero ele se pôs a rezar e pedir para que Deus lhe enviasse alguma ajuda. Alguma solução para sair dali com vida.

Alguns minutos depois lhe veio o pensamento “corte a corda”.

O alpinista, obviamente, achou aquilo um absurdo. Se cortasse a corda cairia e provavelmente não sobreviveria. Portanto permaneceu agarrado a ela esperando pelo socorro chegar.

Na manhã seguinte o socorro o encontrou agarrado à corda e congelado.

O que o alpinista não sabia é que ele estava a apenas um metro do chão e teria sobrevivido se tivesse cortado a corda.

A moral da história é que nos agarramos ao que conhecemos e temos dificuldade em confiar. Nesse caso em Deus.

Em nosso cotidiano nos deparamos com aqueles momentos nos quais não sabemos o que fazer. Nossos problemas parecem não ter soluções.

Nesses momentos geralmente recorremos a Deus e pedimos por um caminho, um sinal, mas nem sempre percebemos quando somos respondidos. Ou até percebemos quando um pensamento aleatório, uma solução, surge em nossos pensamentos. Porém, o descartamos por parecer ilógico ou muito arriscado.

Então nos deparamos com o nosso verdadeiro problema: Não conseguir controlar tudo o que nos acontece.

Realmente não conseguimos controlar, mas nos iludimos.

Somos nós que decidimos quando vamos comer, quando vamos trabalhar, o que vamos estudar.

Mas é isso.

Não temos controle algum sobre quando vamos morrer. Ou sobre a maioria dos problemas que surgem no nosso dia a dia.

Quando tentamos controlar essas pequenas dificuldades tornamos tudo pior. Aumenta o estresse. Aumenta a ansiedade. Tudo de ruim aumenta em nossas vidas.

Desde o culto venho tentando descobrir qual é a corda na qual estou agarrada e tenho extrema dificuldade de soltar.

Os dias vêm sendo difíceis. Surtos de ansiedade, crises de depressão.

Tudo o que eu mais gostaria era de poder fechar os olhos e me entregar. Apenas confiar que tudo vai ficar bem e seguir meu caminho com calma e paciência.

As coisas acontecem por algum motivo. Talvez para nos ensinar alguma lição.

Qual lição?

Não sei ao certo.

Só sei que quanto mais de cego você se faz, mais a lição vai ficar batendo na sua testa. Até que você compreenda.

A única saída que consigo encontrar para mim é continuar a viver.

Respirar mais. Treinar a paciência. Manter a calma. Confiar.

No final tudo vai dar certo, não é?

Só é preciso confiar.

Ali Marschner
Enviado por Ali Marschner em 19/02/2019
Código do texto: T6579185
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.