A Síndrome do Ser Esclarecido

“No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O cognoscível é o que se pode conhecer.”

Para adquirirmos conhecimento temos que primeiro, aceitar o fato de que somos ignorantes e segundo, termos curiosidade para buscar as informações.

A partir daí inicia-se o processo de aprendizagem, quando recebemos as informações e as processamos para que se transformem em conhecimento.

Recebemos as informações através da observação do Mundo e de outras pessoas, que as transmitem pela fala ou escrita.

O valor do Conhecimento é relativo, tanto para a pessoa que o detém como para o meio onde ela vive.

Alguns não sabem usar o Conhecimento para melhorar a própria vida e ao mesmo tempo não contribuem para aperfeiçoar a Sociedade.

Outros usam o Conhecimento adquirido para satisfação das suas necessidades materiais mas, são egoístas e não se importam com o meio onde vivem.

É um fato que, por mais que procuremos o conhecimento, nós seremos sempre ignorantes diante da complexidade do Mundo.

No entanto, temos uma categoria bastante peculiar de pessoas que apresentam o que poderíamos chamar de Síndrome do Ser Esclarecido.

Em geral, têm diploma universitário na área de Ciências Humanas e acesso a meios de divulgação de seus pensamentos.

Essas pessoas parecem ter uma necessidade muito grande de engordar o próprio ego fazendo “crescer” sua bagagem de conhecimento e para isso usam um artifício que é bastante conhecido mas, que muitas vezes não é percebido pelos seus leitores e ouvintes.

O recurso consiste em rebaixar o nível conhecimento dos outros para comparativamente parecerem mais esclarecidos.

Dessa forma, elas apresentam alguns sinais, que comporiam a síndrome a que me referi.

São eles:

uso frequente de expressões do tipo -

- voto do ignorante;

- falta de consciência crítica;

- classe média ignorante;

- gente despolitizada;

- os imbecis cada vez ganham mais espaço e poder;

- povo bestializado;

- etc., todas essas expressões se referindo a um modo diferente de pensar.

o cúmulo da demonstração de superioridade -

- o brasileiro não sabe votar, como se ele fosse o único que sabe;

- brasileiro é ignorante, como se ele fosse o único esclarecido ou como se fosse um estrangeiro “en passant” pelo Brasil.

- e se referir ao Olavo de Carvalho como “ignorante metido a filósofo” as leva ao êxtase.

“reconhecem” o mérito de pensadores famosos mas são as únicas pessoas capazes de entendê-los e explicar seus pensamentos didaticamente;

são avessas ao debate e muitas vezes às críticas, o que é compreensível pela sua condição de superioridade intelectual, que não admite confronto com inferiores;

seus pensamentos se tornam postulados visto que não existirá nenhum ser capaz de contradizê-los.

Confúcio disse:

“Quando a natureza de alguém prevalece sobre a educação recebida, o resultado será uma pessoa intratável. Quando a educação prevalece sobre a natureza, o resultado será uma pessoa pedante. Apenas uma mistura bem equilibrada das duas resultará em cavalheirismo”.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 19/02/2019
Código do texto: T6578719
Classificação de conteúdo: seguro