Jesus é Santo, mas a Igreja Católica é pecadora e depravada

Todo mundo (ou quase todo mundo) faz o bem, de alguma forma. Todos nós, seres humanos, erramos. No entanto, há pessoas, grupos e instituições que erram em excesso. A Igreja Católica errou e erra em excesso.

A história da humanidade está impregnada de absurdos cometidos pela Igreja Católica: perseguições a quem pensava diferente dela (quem pensava diferente dessa igreja era chamado de herege); pessoas mortas na fogueira; venda de terra no Céu; pacto com o rei de Portugal para dominar o mundo. A Igreja Católica obrigava as pessoas a serem católicas. Abusos e escândalos sexuais continuam sendo uma prática de padres, bispos. A televisão mostra muitos casos de abuso sexual cometidos por padres e bispos.

Eu já fui um católico fervoroso. Já fui seminarista. Não tenho raiva ou ódio de ninguém. Agradeço a Deus a minha retirada do seminário. Agradeço a Deus a minha decisão de não mais voltar. Não me sinto melhor do que ninguém, mas a Igreja Católica NÃO é exemplo de boa conduta para ninguém. Nunca foi, a não ser no início do cristianismo, nas primeiras comunidades cristãs. Eu vejo Cristo no comportamento e na conduta das pessoas mais simples dessa igreja, mas não o vejo em muitos padres e bispos. As melhores pessoas católicas não são as que pregam a palavra de Deus, mas aquelas que não sabem pregá-la; são as que vivem ou procuram viver os ensinamentos de Cristo.

A Igreja Católica não é santa, nem o papa é infalível. A Igreja Católica é pecadora e depravada. Até a escrita deste texto, eu concordo com o Papa Francisco. Muitos católicos (padres, bispos, freiras, leigos) odeiam esse papa. Muitos querem derrubá-lo.

Sou cônscio de que, de alguma forma, estou julgando, mas não condeno ninguém. Meu Deus, como agir para não julgar? Eu sou imperfeito. Mas eu não quero agir conforme a Igreja Católica. Nota: Há muitos bons católicos.

Eis os meus princípios básicos (para mim mesmo): não matar, não roubar, não furtar, não mentir, não agredir, não caluniar, não ser devasso, não fofocar, não desejar o mal a ninguém, não fazer mal a ninguém, não enganar ninguém, não odiar ninguém, amar todo ser humano, honestidade, autenticidade, viver buscando a sabedoria.

Os meus modelos de conduta são estes: Jesus Cristo, Sócrates, Epicuro, Epicteto, Buda, Gandhi e Confúcio. São esses homens cujas condutas provocam a minha admiração. Eu os tenho no meu quarto (na minha biblioteca). Sou grato a Deus pelo privilégio de conhecê-los.

A conduta de muitos religiosos leva muitas pessoas a não acreditar na existência de Deus. Mas Sócrates, por exemplo, foi um homem sábio. No dia anterior à escrita deste texto, lendo "Ditos e feitos memoráveis de Sócrates", livro escrito por seu discípulo Xenofonte, eu vi, mais uma vez, que as palavras e a conduta de um homem podem nos ajudar a manter a nossa fé em Deus. Sócrates foi/é um excelente exemplo de soldado (ele participou de guerra), filósofo e religioso. Ele é um excelente exemplo de confiança ou fé em Deus.

Não deixe que a sua fé em Deus seja abalada pelos maus exemplos. Deus se encontra em todo lugar. Deus não é propriedade de ninguém. Deus é Espírito: é Jesus quem nos diz. Não é preciso ir a uma igreja para se encontrar com Deus. Se você deseja pertencer a uma igreja, participe. Se você não deseja participar de igreja, não participe.

Que Deus me ajude. Eu sou imperfeito.

Pastos Bons/MA, 18/02/2019.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 18/02/2019
Reeditado em 18/02/2019
Código do texto: T6577826
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.