ARROGÂNCIA E INSENSIBILIDADE, VALE?

O discurso do presidente da Vale, de que aquela empresa é uma joia brasileira que não pode ser punida por causa de um acidente, mostra bem o que seria um mundo dominado pelas grandes corporações (mundo este que, aliás, é a cada dia mais real). Para esses executivos, nada é mais importante e sagrado do que os números da economia, o crescimento e o lucro! A arrogância, que insiste em ver num fato criminoso um mero acidente, intentando afastar responsabilidades, é a marca da insensibilidade do capitalismo canibal que campeia mundo afora. As mais de quinhentas vítimas (há quem fale em setecentas!) são apenas um detalhe. Nada que não se resolva com uma indenizaçãozinha às famílias enlutadas. O valor que a empresa propõe como indenização também mostra o pouco caso e insensibilidade com que a tragédia é encarada. Não se trata apenas de algumas centenas de vidas que desapareceram por conta da ganância e da irresponsabilidade dessa gente. É também a história de um povo que habitava à jusante da barragem, com suas casas, seus sítios, seus negócios, suas relações, seus afetos, seus animaizinhos... Trata-se de um lugar que foi varrido do mapa, levando junto essa história e deixando nos parentes das vítimas tristeza e saudades que jamais se apagarão. O que se espera é que a justiça se faça. Que a empresa seja devidamente enquadrada, multada e fiscalizada com o maior rigor, para que fatos assim nunca mais se repitam. E que seus executivos mais graduados, a começar pelo presidente, sejam punidos com os rigores da lei, como homicidas que são, haja vista a reincidência nesse tipo de crime. Brumadinho clama por JUSTIÇA!

José Luiz Barbosa de Oliveira
Enviado por José Luiz Barbosa de Oliveira em 16/02/2019
Código do texto: T6576583
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.