COMPREENSÃO EMOCIONAL
Prevendo na escuridão, o cérebro não vê nada. Mas, sabe que a luz visível é apenas uma pequena fração de todo o espectro, e só vemos o que queremos ver, pois não temos certeza de nada, tornando desnecessário lutar contra as opiniões do outro ou morrer por nossas próprias convicções.
Estamos capacitados para a compreensão emocional, com as células em nosso cérebro nos habilitando a entender um ao outro de uma maneira automática, simples e sem mediação. Mas, por que o mundo está repleto de atrocidades? É um paradoxo!
Os mecanismos que nos tornam capazes de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, deseja e apreende, operam num nível pré-reflexivo, automático e implícito numa sociedade construída num discurso deliberado, reflexivo e explícito, dois níveis desiguais de processos mentais que se separam e dificilmente se encontram, como ocorre na fé e na política que atuam num grau deliberado e reflexivo, nos dividindo de maneira tão poderosa.
Esperemos, que o entendimento consciente e intuitivo da nossa habilidade de se colocar no lugar do outro, possa nos salvar do fanatismo que domina a sociedade e ameaça nos destruir.