O treinamento mental e a evolução do ser humano

É até contraditório pensar que essa ideia começou quando eu disse a meu amigo William a seguinte frase: "Que raiva de mim mesmo por não fazer o que eu já me propus a fazer todos os dias!".

Ele me disse que conseguiu contornar isso fazendo as coisas de imediato, assim que lembrava o que precisava fazer.

Ai conversando, falamos sobre como a disciplina faz diferença e sobre como será que é a evolução do ser humano ao longo da vida: Seria essa exponencial, logarítmica, oscilatória ou linear?

Mas ao invés de pensarmos sobre o comportamento da evolução, tentamos discutir sobre se é possível manter uma evolução exponencial da mente.

Pensando nisso, ele relatou o fato de que não usamos toda capacidade no nosso cérebro e como esquecemos pequenas coisas, como onde colocamos a chave de casa após 60 segundos.

Em meio a esses assuntos voltamos para a importância da disciplina, só que dessa vez fiz uma analogia com os treinos na academia. Quando a gente está malhando na academia ou treinando para algum esporte, sempre aumentamos a carga ou intensidade para obter sempre melhores resultados e fugir da estabilização. Porém, você já parou pra pensar que não fazemos isso com o nosso cérebro?

Ainda nesse diálogo, lembrei de quando esse meu amigo me disse do seu avanço exponencial no aprendizado de idiomas, que ele teve em um curto espaço de tempo. E notei que sua dedicação também tinha sido exponencial naquele mesmo período e com avanços gradativos de níveis de dificuldade, passando de assuntos mais simples para assuntos mais complexos.

Foi daí que percebemos algo que as pessoas não tem costume de fazer, que é: TREINAR O CÉREBRO DE MODO GRADATIVO!

Mas ainda nesse sentido, levantamos uma dúvida sobre como dosar a carga ou a intensidade, fazendo uma analogia com o treino da academia... Pois assim como no treino você pode se lesionar e estressar seus músculos por excesso de cargas ou de treino, no treinamento do seu cérebro você pode saturar-se de informações e ficar estressado.

Nesse sentido ele me falou algo que concluímos ser o mais viável para a adaptação: Relacionar a carga, ao tempo (seja de estudo, ou imersão em algo) ou a quantidade de conteúdos.

Portanto, chegamos a conclusão que para treinar o cérebro de modo gradativo, é necessário iniciar com o tempo ou quantidade de conteúdos que você está acostumado a estudar, e aos poucos ir aumentando a carga, para que seu desempenho seja exponencial.

Obs: Isso não se trata de um estudo científico, isso faz parte mais de observações de jovens que querem buscar um avanço constante como pessoa. Iremos iniciar essa ideia conosco mesmo para avaliar os resultados.

William Aguiar
Enviado por Wesley Lancuna em 06/02/2019
Código do texto: T6568731
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.