Por que as pessoas tem tanto medo de morrer?

Se a única certeza que nós temos desse mundo é a morte, então por que as pessoas tem tanto medo de morrer? Porque é que nos apegamos tanto as coisas se quando morrermos não levaremos nada? Aquele casaco que você era tão apegado e que nunca emprestava, você não irá levar quando se for, ele será doado e talvez quem o receba nem tenha tanto gosto em vestir. O casaco que você tanto gostava vai ser esquecido, guardado em uma gaveta qualquer. Por que é que nos apegamos tanto as pessoas? Amigos, parentes, mulher... você irá partir, e todos os seus amigos sentirão sua falta, ficarão tristes mas seguirão com suas vidas porque o tempo não para.

Os seus parentes? Eles chorarão 1 semana ou talvez 2, mas acabam se conformando, eles seguem em frente. E sua esposa? Ela se tornará viúva, mas a vida segue... ela encontrará outro esposo e com o tempo você será esquecido. Mas se a única certeza que temos da vida é a morte, se tudo isso que acabei de dizer é inevitável, porque sentir medo de morrer?

A nossa realidade não é aqui neste mundo, nós estamos aqui numa breve passagem, tudo é passageiro, nada será levado para lá de além-túmulo a não ser as nossas conquistas no campo moral. Pensando bem, há sim um jeito de permanecer vivos, só precisamos ter uma bela morte, isso não é nenhum paradoxo, eu falo de permanecemos vivos na memória das pessoas. Entretanto, a bela morte a qual me refiro, não é aquela almejada pelos espartanos... morrer jovem em batalha para que seus feitos não se perdessem, ou para serem lembrados, a bela morte a que me refiro é sobre deixar o seu legado para seus amigos, ou para seus familiares, pois assim você nunca deixará de existir. Há uma frase que diz: "você não morre quando deixa de existir, morre quando deixa de ser lembrado, e como diz uma outra frase que acabo de me lembrar lida uma vez em uma página de internet, ela dizia: " lute para deixar o seu legado na Terra, pois não nascemos para morrer". A reflexão que fica para nós é essa: A morte deve ser temida? Ou devemos viver e esperá-la com resignação.