Escrever x Digitar
Nos últimos dias estive pensando sobre essas 2 formas de comunicação. Escrever e digitar. Quais são os efeitos que elas causam? Quais as vantagens? E as desvantagens?
Sem querer me aprofundar muito no assunto, entendo que a escrita é a principal evidência da evolução do homem. Ela permitiu a transcrição dos sons, explicação de sentimentos, comunicação com seus semelhantes e o desenvolvimento da própria arte em si.
Digitar representou uma evolução da arte da escrita, sem dúvida, uma vez que a tecnologia está no mundo para contribuir com nossa existência e a consequente perpetuação de nossa espécie.
No entanto, comecei a refletir mais sobre o que hoje chamamos de "evolução". Observo muitos jovens que dominam a arte de digitar, sem o domínio da escrita. Qual a consequência desse desequilíbrio?
Penso da seguinte forma: a escrita é o pleno exercício do cérebro na comunicação. As letras surgem intuitivamente. Já o ato de digitar exige o reconhecimento das letras em algum teclado.
O exercício da escrita não tem sido mais o mesmo nos tempos atuais. Isso implica demais no progresso do homem em todas as ciências.
Não sou um profundo estudante das faculdades cognitivas do cérebro, mas imagino que se hoje o desenvolvimento da escrita é precário, até o ato de digitar corre grave risco, porque o cérebro DEVE reconhecer as letras, antes de desenvolver o texto que será digitado.
Então eu pensei: "será que a evolução tecnológica tem REALMENTE contribuído em nossa evolução?" Corremos o risco de um dia perdermos nossa capacidade de reconhecer as letras por parar de escrever?
Nessa hipótese, fico imaginando um domínio maquinário. Onde o reconhecimento será artificial demais e bem menos "ARTEAL" (não sei se eu inventei essa palavra, mas era a que mais cabia pro momento....kkkk)
Qual será o legado que deixaremos aos nossos descendentes no futuro? Vai estar escrito ou digitado?
Leandrowski
LHR Thoughts ™