O que aprendemos com as tragédias?

As tragédias são indesejáveis, mas todo ser humano pode e deve aprender muito com cada tragédia. Há muitos ensinamentos em tudo o que acontece na nossa vida. Não devemos desejar nada ruim para ninguém, mas, depois que algo indesejável acontece, a aprendizagem é necessária, indispensável; é muito importante.

O rompimento de uma barragem em Brumadinho (Minas Gerais) em janeiro de 2019 não traz ensinamentos somente aos políticos e ao (s) proprietário (s) da Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem causadora da tragédia. Todos nós podemos e devemos aprender muito. Podemos extrair lições técnicas, políticas, sociais, ambientais, sociais, econômicas, ontológicas, filosóficas, espirituais, semânticas, humanas. E eu não estou enfeitando, nem inventando: eu pensei sobre cada um desses aspectos, antes de mencioná-los. Mas eu não vou apresentar elementos que exemplifiquem cada um desses aspectos. Quero apenas provocar a reflexão.

Ninguém sabe até quando estará vivo. Podemos morrer das mais diversas formas. A vida é frágil.

Quem é o ser humano? O que é verdadeiramente importante nesta vida? O que é uma vida verdadeiramente boa? Como ser feliz? O que dá sentido à vida? O que você está fazendo da sua vida? O que você pode fazer? O que você não pode fazer? O que deve ser feito? O que não se deve fazer?

Pastos Bons/MA, primeiro dia de fevereiro de 2019.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 01/02/2019
Código do texto: T6564658
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.