DELICADEZA!

Sou fã daquelas raras pessoas que olham com os olhos da alma. Admiro a delicadeza desse olhar que capta a verdadeira essência da gente, indo além dos defeitos, e valorizando a nossa vontade de acertar o passo e ser feliz.

A polidez nem sempre inspira a bondade, a equidade, a complacência, a gratidão; mas, pelo menos, dá-lhes a aparência e faz aparecer o homem por fora como deveria ser por dentro.

Usar de polidez é uma tarefa difícil, pois exige que testemunhemos grande consideração por todas as pessoas, enquanto a maior parte delas não merece nenhuma; ademais, precisamos simular o mais vivo interesse por elas, quando em verdade temos de estar contentes por não o sentirmos. Unir polidez com orgulho é uma obra-prima.

Pessoas que reclamam muito se tiverem certo nível de polidez conseguem ser perfeitos ativistas

Uma pedra preciosa não pode ser polida sem fricção, nem uma pessoa aperfeiçoou-se sem tentativas.

A polidez é como um seixo (pedra polida de um rio): somente a educação e o tempo podem lapidar o sujeito nos seus atos e palavras.

Como dizia o verso do poeta indiano Tagore: “Não é o martelo que torna os seixos perfeitos; é a água com sua dança, sua paciência e o tempo…”

Comparada com outras virtudes – a justiça, coragem, moderação – a polidez é considerada uma ‘virtude menor’, porém, é necessária para a boa convivência humana. Ela é a primeira virtude, e talvez a origem de todas elas. É verdade que é a mais pobre, a mais superficial, a mais discutível, mas, ela parece ser a porta de entrada para se aprender as outras virtudes.

Delicadeza gera delicadeza....

Luiza De Marillac Michel
Enviado por Luiza De Marillac Michel em 27/01/2019
Reeditado em 28/01/2019
Código do texto: T6560600
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.