Modelo Bíblico de Criação de Filhos

Paulo a dois mil anos atrás ordenou um modelo de criação de filhos inspirado pelo Espírito Santo:

"E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." Efésios 6:4

Porém não é difícil admitir que não são poucos os pais cristãos que não conseguem seguir esse modelo apresentado pelo apóstolo.Nesse modelo os pais:

Não devem provocar seus filhos à ira

Devem criá-los na doutrina e admoestação do Senhor

Sem dúvidas é uma fatalidade observar que muitos pais não sabem outra coisa que não seja provocar seus filhos a ira e isso o fazem de várias formas:

Seja desprezando suas habilidades não condizentes com as habilidades que os pais aprovam

Seja condenando suas atitudes de forma veemente e incompreensiva sem ao menos procurar entender o porquê de certas atitudes

Seja pelo fato de não estarem totalmente atentos aos fatos que se desenrolam na cabeça de seus filhos

Enfim há várias formas em que os pais dos nossos dias tem falhado em não seguir o modelo bíblico de criação de filhos o que tem determinado uma geração de seres humanos incompreendidos e amargurados já nas primeiras fases da vida.

Outro ponto do modelo apresentado por Paulo em relação à criação dos filhos é a ordem de criá-los na doutrina e admoestação do Senhor.Sabe-se bem que estamos em meio à uma geração de cristãos que não sabe o que é doutrina.O que pensam sobre doutrina é que são regras para determinar o que o cristão pode ou não fazer,essas regras geralmente estão ligadas aos interesses de cada denominação e nem sempre representam o que o Senhor realmente espera como sendo um comportamento verdadeiramente cristão.Trazendo para a criação dos filhos muitos pais pensam que aplicar doutrina é determinar regras militares e exaustivas que na verdade só servem para causar desgastes e contrariar um viver disciplinado.

Em termos de admoestação nunca se viu uma geração que não gosta de ser admoestada,repreendida quando necessário quanto a geração dos nossos tempos.Uma das maiores razões para isso é o fato de muitos dos que têm o dever de admoestar não sabem fazê - lo da forma correta causando assim grandes prejuízos na congregação.E esses prejuízos também se manifestam nos lares cujos pais também não sabem admoestar seus filhos com uma palavra sábia e firme suficiente para tornar a admoestação justa e aceitável por parte de quem a recebe.

Enfim analisando as práticas de muitos pais na criação dos seus filhos a luz do modelo apresentado por Paulo o que concluímos é que estamos distantes de uma criação de filhos verdaderamente condizente com a Palavra de Deus.Cabe então a cada um de nós ter a humildade para reconhecer as falhas e buscar o mais rápido possível diminuir a distância entre o modelo apresentado na palavra de Deus e o que estamos praticando no nosso dia a dia com os nossos filhos.

Pastor Rafael dos Santos
Enviado por Pastor Rafael dos Santos em 21/01/2019
Código do texto: T6555694
Classificação de conteúdo: seguro