MORTE: Alexandre Herculano ...

Leio na interessante obra do argentino-galego (ou vice-versa) sobre AS TRIBOS CALAICAS que Alexandre Herculano afirmou: "Portugal é a criação do génio galego".

Também de Alexandro Herculano, noutra obra de autor cujo nome não lembro, li que "os portugueses são galegos aperfeiçoados".

Se tudo isso (as palavras ditas voam, mas escritas persistem ...) for certo ou houvesse nisso algo de certeza, teríamos de inferir que o Brasil é recriação do génio galego e os brasileiros, galegos ré-aperfeiçoados.

E, continuando, que cumpre dizer dos angolanos e moçambicanos e ...?

Mas cumpre tirar outras consequências, tristes, caras e caros recantistas. Hoje a Galiza, mesmo a Galiza completa (usque ad Mondecum) está em caminho à sua desaparição ou morte idiomática e cultural sob as armas do reino bourbónico, mas de muito tempo atrás: os calaicos foram ... suicidados pelos romanos e os sobreviventes fugidos a Irlanda; os Irmandinos e os nobres galegos foram mortos e erradicados da sua Terra; os governantes españoles promoveram a emigração maciça de galegos às Américas, mesmo em substituição dos escravos negros durante os últimos anos do séc. XIX e primeiro terço do séc. XX ...

Que querem que lhes conte da morte lenta na Galiza hoje mal chamada, em castelhano, "galicia". Viver na Galiza, culturalmente, linguisticamente, ... vitalmente, apenas é morrer pausado, lento, sem pressas, sem urgências graves, mas inexoravelmente. E, mais uma vez, os galegos, as gentes galegas, estão a ser aperfeiçoadas no Brasil, no próprio Portugal, nos PALOPes ... Não só promovem o suicídio de povoações indígenas, mas elas próprias decidem em votação "livre" a escravidão ao serviço das falsas ideologias do norte e dos novos escravizadores sob pretexto de negociantes.

Continuem, caras e caros lusófonas, a marcha quase militarizada da galeguidade face a MORTE sem retorno.