CORPO CELESTE, UMA RECEITA PRA TER FINEZA por Ádyla.

Sempre que quiseres oferecer um comentário ao teu próximo; use as três peneiras de Sócrates, verifique se seu comentário será útil. Pense, respire e só depois solte as palavras.

Não faça piadas maldosas sobre peso, altura, formato dos olhos, tamanho da boca, forma do nariz, tamanho da testa, tipo de cabelo e principalmente cor da pele. No seu pensamento o comentário poderá ser simples e inofensivo, mas você poderá estar sendo inconveniente e deselegante. Ser fino não é ter um helicóptero, bilhões na conta e quadros caros na parede, ser fino é saber ouvir e conversar sem ser intrometido e espalhafatoso, é dar conselhos somente quando a pessoa pedir, porque bom senso também é saber criticar de maneira suave. Então não julgue os estilos de vida, se ele é Hippie, chique, caipira ou descolado se é vaidoso ou largado, vegana ou carnívoro, o mundo dessa criatura não lhe pertence, e não se esqueça que ninguém escolhe opção sexual. Se não tens intimidade com a pessoa não queira saber o quanto o outro ganha, não faça nenhum comentário que o deixará constrangido. Não faças apologia ao crime, exibindo armas e fazendo gestos obscenos.

Não julgue sem conhecer, sem saber como aconteceu...

Não menospreze as conquistas alheias porque tudo é energia, trabalho e muita disciplina.

Não seja invasivo, fale de ti mas não esqueça de dar oportunidade para outro falar. Aprenda a agradecer até pelos dias ruins. Jogue no lixo embalagens descartáveis e vícios de linguagens.

Todo mundo tem um tempo, o relógio é o mesmo. Mas o tempo do outro não é o seu tempo. Construa o seu templo, Cuide do seu templo.

Tenha sempre um escudo, não se deixe atingir por pessoas amargas. Use sempre a peneira, o sorriso e a firmeza. Seja dono de si mesmo de alma e também de corpo.

Ady Lamaci ( Ádyla Maciel) feminista, poeta, contista e cronista.