Mind the gap
" Mind the gap! ", cuidado com o vão! Ou ainda, não caia, não dê passo em falso, fique atrás da linha amarela, não avance, não arrisque cair nos trilhos.
Esse aviso, escrito nas estações subterrâneas, no chão, ou dito através de alto falantes, onde se usa metrô em países de lingua inglesa, foi tema de uma crônica da minha escritora preferida, Martha Medeiros.
Manter-se com os pés bem firmes na vida que você tem, eis o recado dado na crônica, mas como? Se na mesma crônica, está dizendo que sonhar é muito melhor do que viver a realidade.
Não cair no vão, pois é aí que a gente se machuca! Sim, sim Martha! Sempre Martha!
A gente vive se equilibrando entre o que queríamos ter e o que de fato temos, mind the gap está sempre soando e ressoando na nossa mente! E muitas vezes caímos no vão, e aí nossas vidas ficam meio paradas, pensamos mais do que fazemos, sonhamos mais do que vivemos... ate que de repente, algo nos trás de volta à realidade e saímos do vâo, confortável que é.
O vão nos machuca porque deixamos de viver nossas vidas e nos apegamos a uma realidade inventada. Se seguirmos o aviso, estaremos sempre com os pés no chão, mas longe dos sonhos!
Quero o equilíbrio. Não me interessa uma vida sem sonhos nem tampouco sonhos sem vida real! Quero a dose certa de cada um! Não ignoro o aviso mas também não o sigo sempre!