MALDITAS SELFIES ( Série Reflexiva Mente) ROBERTA LESSA


Silencio-me diante da palavra...

Apesar de amar a escrita, por vezes exagero nas palavras que podem se perderem ao vento nas cabeças em aéreas e abundantes tempestades...

Então feito fotografias abundantes, será também a escrita algo a ser desconsiderado?

Por outro lado em uma palestra com um arquiteto amigo meu que comentava de sua última férias, ele estando no México e no início do tempo da febre das infindas fotos por celulares, e ele tendo a mão sua câmera fotográfica, assustou com a profusão de imagens que se tirava por celulares, enquanto ele procurava o ângulo ideal e o tempo para eternizar sua viagem há muito planejada em uma única e tão bem enquadrada imagem, e esse momento ele degustava cada instante de seus passos dados em solo tão sagrado.

Isso me veio à mente quando li esse artigo acima, mesmo há tanto tempo depois da palestra e morte desse amigo querido.

De certa forma o estranhamento dele profetizou esse comportamento tão vazio e contemporâneo que praticamos feito autômatos e sem nos deliciarmos realmente ...

Tempo de escolhas e de discernirmos a escala de uso das tecnologias que temos acesso...

...........

O ato anual de se elevar um mastro com uma representação de um Sagrado remonta períodos ancestrais da humanidade,
onde os elementos da natureza eram considerados parte de ou o próprio Deus.

Os elementos da natureza no periodo dos tão conhecidos e estudados pensadores pre Socráticos, na Grécia antiga: terra, fogo. ar, água e éter eram considerados a essência de tudo. anualmente eram realizados rituais de gratidão, louvação, purificação e reverência, geralmente nos períodos de solticios ou equinocios, geraliam se ao ritual de elevação do Mastro do Divino Espírito Santo.
quando o mastro é erguido os nomes expedidos são firmados com o mastro (ar) do Divino (fogo )no buraco (terra) as margens do Piracicaba (agua)... assim eleva se o mastro sagrado ao etéreo sendo elevado pelos marinheiros com os remos e sem tocar com as mãos

MASTRO DO DIVINO (Série Mítica Mente) ROBERTA LESSA

Imagem Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba- IHGP
Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 02/01/2019
Código do texto: T6540690
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.