EDUCAÇÕES-APRENDIZAGENS...

Cidadania na escola – de que cidadania se trata?

Cidadania e escola...

Na escola está um professor desvalorizado, isolado que não é reconhecido por seus pares e nem se reconhece nestes. Executa um trabalho pedagógico coletivo, mas do qual não participa em sua elaboração. Está mediante alunos que devem estudar sozinhos. Afinal a competição social requer a otimização do esforço pessoal. Substitui-se a individualização pelo individualismo. A escola prepara um indivíduo para uma sociedade. Não se pensa uma sociedade para o indivíduo.

A cidadania é o ‘tema-objeto-midiático’ que está entre os mais discutidos na escola. Na escola pública. Atualmente cidadania ‘remete’ a direitos e deveres. Nem sempre foi assim. Direitos e deveres leva à compreensão de valorizar os interesses ‘gerais’ em detrimento dos ‘individuais’. Todos têm direitos. Mas, todos têm deveres. Este é o conceito escolar. Entretanto, ele não acontece desta forma. Nem na escola, nem fora dela. Pelo contrário.

Por último, cidadania permite pensar o sujeito em relação aos vínculos sociais a partir do exercício da solidariedade e do respeito ao outro como agente coletivo na formação de uma sociedade melhor, mais justa, sem (grandes) diferenças sociais.

A escola não é um lugar de exercício da cidadania. O problema é pensar como esta escola pode formar um sujeito cidadão em um espaço contraditório em relação ao próprio processo de cidadania que defende?