Alegria, tristeza, felicidade e infelicidade

Esse é um assunto muito interessante. Tristeza não é sinônimo de infelicidade. Alegria não é a mesma coisa que felicidade. Estar triste não é ser infeliz. Estar alegre não é ser feliz. Pode-se estar alegre e ser feliz. Pode-se estar triste e ser feliz. Parece contraditório? Darei exemplos convincentes e bem fundamentados.

Ninguém pode ser sempre alegre, mas a felicidade é muito mais do que alegria. Alegria e tristeza são momentos passageiros. Felicidade e infelicidade são mais duradouras. É possível ser feliz mesmo em momentos em que não se está alegre. Exemplo: quando estou sendo rigoroso em sala de aula, eu não estou alegre, mas sou feliz. Quando faço uma crítica, não estou alegre, mas sou feliz, porque a verdadeira felicidade não depende de um momento. Quando eu soube que uma aluna excelente se encontrava usando coisas indevidas, eu fiquei triste, mas não infeliz. Eu continuei feliz.

Quer mais exemplos? Ontem, dia 18 de dezembro de 2018, à noite, no Piauí, ao ir à escola, antes do meu horário de aula, eu passei por um local onde tenho o costume de comer uma deliciosa maria-isabel com espetinho de frango ou porco. A minha primeira aula era no segundo horário, mas o espetinho estava demorando muito, e eu não tive tempo de comer. Saí triste por não comer maria-isabel com espetinho de frango. Cheguei à escola triste, mas eu não estava infeliz, porque não sou infeliz. Quando eu comecei a dar aula, tirei o pensamento da comida, e a minha tristeza passou, evaporou-se, foi-se. Tristeza passa logo. Se a tristeza for duradoura, não é só tristeza; pode ser até depressão. Alegria, também, passa rápido. Quando eu comecei a falar sobre René Descartes (pronuncia-se "renê dêcárte), filósofo francês iniciador da Filosofia Moderna, a alegria tomou conta de mim.

O que é felicidade? É um estado de harmonia interior, bem-estar físico e mental, paz. Para isso, são necessárias algumas condições sobre as quais não discorrerei agora, nem vou mencioná-las, mas já citei essas condições em outros textos.

É isso!

Na estrada (rs), no dia 19/12/2018.

Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 19/12/2018
Reeditado em 19/12/2018
Código do texto: T6530777
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.