O professor na era digital
Atualmente vivenciamos o avanço tecnológico em todas as áreas e na educação não é diferente. Nossos alunos desde cedo já têm acesso aos recursos digitais: celulares, máquinas digitais, computadores e acesso à internet. Diante disso, o professor deve também acompanhar a informatização das escolas. Por sua vez, as escolas estão sendo equipadas com laboratórios e disponibilizando recursos tecnológicos como: data show, notebook, TV, DVD, som.
Diante do exposto, o profissional da educação deve saber utilizar adequadamente os recursos disponíveis dentro e fora da escola para otimizar o processo ensino–aprendizagem, promovendo assim, uma educação de qualidade, atrativa e dinâmica.
Particularmente, utilizo em umas das escolas que trabalho os recursos que a escola dispõe para tornar a aula mais interessante e produtiva. Faço uso das redes sociais para me comunicar, repassar informações e até mesmo para reforçar os conteúdos, bem como, enviar avisos, lembretes e postar atividades realizadas. Os meios mais utilizados são: e-mail, facebook, blog e whatsApp. Geralmente indico sites de pesquisas, repasso dicas interessantes relacionadas ao conteúdo visto e a nível de conhecimentos gerais.
O professor deve ter a tecnologia como aliada para vencer os desafios da falta de atenção dos alunos e tornar a aula mais atrativa, dinâmica e estimuladora pela busca e apreensão do conhecimento.
Muitos professores ainda resistem em não adequar o uso da tecnologia à sua prática pedagógica, não adianta fugir dessa realidade, é preciso aprender para poder ensinar. Nesse contexto que envolve tecnologia, professor e aluno há um processo interativo onde o aluno aprende com o professor e o professor aprende com o aluno.