Preconceitos que machucam

Você já foi vítima de preconceito? Mas, afinal, o que é preconceito?

Não será o preconceito, um conceito pre concebido, como uma verdade a ser consumada entre as pessoas, mesmo que de forma dissimulada, porque aquela pessoa 'diferente' é assim porque... por que mesmo?

Pessoas obesas sofrem preconceito! Homossexuais sofrem preconceito! Negros, muitas vezes e em certos lugares mais ainda, sofrem preconceito!

Mendigos e crianças ou jovens de rua, drogados, sujos, sofrem preconceito!

E o preconceito que estou dizendo aqui não é somente um sentimento de nojo que uma pessoa que se acha 'normal' sente por um ser diferente, que ela considera indigno, decrépito. Não!

Falo aqui daquele preconceito maldoso, a ponto de "Bullignar" com a dita pessoa 'indigna de estar nos meios normais da sociedade'. Bolinar a ponto de maltratar, mesmo. Xingar, mandar sair, e até queimar. Como já temos notícia de que grupo de jovens classe média queimaram moradores de rua.

É mesmo interessante como na maioria das vezes não queremos a presença de pessoas sujas em volta da gente, pedindo comida. É chato mesmo, concordo. Mas, alguma vez, você já se colocou na posição decrépita daquele ser 'rastejante'? Você já tentou se colocar no lugar desse outro? Sentir o que ele sente, o que ele pensa, o que ele vive?

Já? Creio que a maioria simplesmente ignora e ponto. E dentro de si, muito tranquilamente diz: "- Não é problema meu!"

Bom, tenho algo a dizer: é problema nosso, sim. É problema de todos nós. É problema de toda a sociedade. É problema da corrupção, da má administração pública, mas é também problema de todo o conjunto de uma coletividade.

Porque nós sabemos muito bem que quanto mais pessoas em estado de miserabilidade tivermos à nossa volta, isso olhando de um lado bem egoísta, mais pessoas teremos para 'querer entra nas nossas casas' ou nos nossos carros, ou as nossas bolsas na rua, para nos roubar, nos matar, nos estuprar...

Quanto mais o povo de uma sociedade é maltratado, mais estará ferido e, por conta disso, mais ferirá. Por isso a importância primordial do governo e da sociedade, como um todo, é construir soluções simples, eficazes e efetivas, nos combate às diferenças sociais. A fim de que a sociedade cresça saudavelmente, rumo ao progresso de todos, em favor de cada um.

Theresa Leitte
Enviado por Theresa Leitte em 26/11/2018
Reeditado em 05/12/2018
Código do texto: T6512653
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.