Comunismo é crime?

Com a criminalização do comunismo na Ucrânia,muitos brasileiros levarão a tona uma dúvida que há tempos atinge a nossa mente:Por que o comunismo não foi proibido no Brasil?

Bem,é um assunto complexo,com certeza acadêmicos das ciências humanas(não tente ver esse termo com maus olhos) discutiriam essa pergunta de forma mais completa e bela do que eu,mas o que escrevo não é a verdade soberana,é apenas a visão de um cara que pesquisou um pouco sobre o tema.

Bom,primeiramente vamos ver do que se trata o comunismo,esta teoria formada por Karl Marx (este é controverso!) no século 19,define um chamado "estado final" da sociedade,onde não haveria Estado,os meios de produção seriam controlados pelo proletariado (seriam os operários de fábrica,depois usado também para os camponeses,apesar desse assimilação está um pouco equivocada) e todas as decisões seriam tomadas democraticamente pela população,ou seja,uma utopia.

Nem preciso dizer que este tipo de sociedade seria insustentável,mas talvez chegar em algo próximo a isso não seria de todo ruim ao nosso mundo.Lembre-se,não há apenas um modo de chegar ao comunismo,não apenas com a famosa "ditadura do proletariado" que se pode chegar ao comunismo,há formas de democráticas de se atingir o mesmo,por mais que esse resultado final seja utópico.

O que quero dizer é que o comunismo em si não é problema,mas a forma de atingi-lo (se é que há) é a questão,a mais usual é uma porcaria,qualquer governo que retire a liberdade do cidadão não deve ser seguido,seja de que ideologia for,os nossos direitos (direitos humanos) devem ser respeitados.

Há governos democráticos favoráveis à essa questão?

Sim,há partidos favoráveis a tais ideais que fazem governos DEMOCRÁTICOS,que tentam atingir o tal comunismo de forma honrosa,mas esse ponto social parece ser bem difícil de se atingir.

Agora vamos responder a questão: Por que o comunismo não é proibido no Brasil?

Bom,nos países do leste europeu,onde os partidos comunistas do modelo da URSS tomaram o poder,ocorreram grandes catástrofes,como na própria Ucrânia que foi assolada por uma grande onda de fome no governo soviético de Stalin,o Holodomor (inclusive,se prepare para cenas fortes nas pesquisas sobre esse assunto).Tais episódios deixaram marcas na população que por isso apoiaram a proibição dos partidos comunistas no país.

No Brasil,vemos uma situação diferente,os partidos comunistas foram perseguidos durante a ditadura varguista e militar,com diversos episódios de dura repressão a tais grupos.Por respeito a ao que esse grupo sofreu no passado,o governo brasileiro não proibiu tais partidos de atuarem no país.

Por mais que existam partidos que defendam a "ditadura do proletariado" no país,vemos que muitos partidos de esquerda estão favoráveis a democracia,com suas peculiaridades (isso é o que não falta na política brasileira),mas existem.

Particularmente,acredito que seja uma questão de ponto de vista,talvez um problema social,no qual o comunismo é mal interpretado,no qual o comunismo é sinônimo de uma ditadura maluca,o que não é,é apenas uma teoria.A questão não é proibir a ideologia,mas assegurar a democracia,criar ferramentas que protejam este tipo de governo que tem falhas,mas é o melhor para a nossa sociedade.