POR QUE TRABALHAR?

"No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

Gênesis 3:19"

Quando escrevi sobre o velho Romeu, estava desempregado e as perguntas acerca do sentido da vida fervilhavam gritantes em minha cabeça. Agora, mais velho, creio que entendo um pouquinho das coisas a ponto de não ser sábio e nem mesmo um ignorante contumaz.

Recentemente, no trabalho, reflexões sobre o sentido do trabalho me vieram e pensei enquanto trabalhava, e trabalhei enquanto pensava.

Qual é o verdadeiro sentido do trabalho? Por que às vezes ele parece tão penoso? Por que muitas vezes temos que suportar certas aparentes humilhações calados?

São perguntas que não devem ser ignoradas.

Então comecei a entender que o trabalho é uma ferramenta para melhorar tanto o corpo quanto a alma.

E isso me pareceu belo. E justo.

O trabalho nos dignifica, nos aprimora. Nos molda e lapida.

Somos diamantes brutos. Preciosidades afundadas no lodo. A natureza só existe porque há movimento. Tudo nesse mundo de contrastes é movimento. Nada está parado.

O Nada não existe.

O trabalho exercita nossa capacidade intelectual tanto quanto nossa capacidade de cooperação. E somente a subalternidade pode cortar nosso orgulho infeliz e desenvolver nossa humildade e desejo de mudança.

Quem você seria se não experimentasse o prazer, a dor, o gozo e o sofrimento?

Como você cresceria?

Nesse sentido acredito que o fato de o homem comer seu pão no suor do seu rosto não deveria ser encarado como uma maldição e sim como uma dádiva.

Meu amigo, minha amiga... Se quer segurança e paz imperturbável, nunca encarne neste mundo. Aqui não é seu lugar.

Se exercitarmos todos os dias a cooperação, tudo isso deve servir para algo maior nessa vida ou depois dela.

Nunca inveje os grandes do mundo, os bilionários que sobem na vida por crimes ou sem esforços. Eles são os maiores mendigos deste mundo.

Melhor é morrer cumprindo o dever do que ficar à mercê de instintos inferiores, como diz o Bhagavad Gita, esse maravilhoso livro hindu.

ícaro Clarêncio
Enviado por ícaro Clarêncio em 23/11/2018
Código do texto: T6510349
Classificação de conteúdo: seguro