Loucos e sensatos

A maior parte dos meus familiares e amigos, tão jovens como eu, lutam por uma vida segura e tradicional. Aos olhares mais experientes, isso soa como algo sensato e legítimo, mas é um fato que me enche de desconfiança.

Fico me perguntando onde estaríamos hoje se todos os nossos antepassados tivessem optado por uma vida segura e tradicional. Imagino se seria possível, sequer, construir e manter uma "vida tradicional" tal como a entendemos hoje, nos moldes e normas que nos habituamos, sem a coragem de tantas personalidades que desafiaram os costumes de suas épocas para torná-la possível.

É claro que uma sociedade constituída apenas por mentes inquietas também não triunfaria. Uma tempestade de ideias tornaria os princípios pouco esclarecidos, motivaria conflitos e poderia nos conduzir a um desenvolvimento caótico, tal como o de uma de uma célula cancerígena.

O mundo, portanto, necessita de loucos e sensatos. Mas não é irônico que os sensatos estejam sempre a criticar os loucos e os loucos a desmerecer os sensatos?
Leandro Abreu
Enviado por Leandro Abreu em 17/11/2018
Reeditado em 30/11/2018
Código do texto: T6504848
Classificação de conteúdo: seguro