PENSANDO À BEIRA DO MAR

Moramos à beira do mar numa cidade muito bonita do litoral capixaba – Guarapari – Da varanda do nosso Apto vemos o mar às vezes calmo, às vezes bravo mostrando toda a sua pujança com ondas que tanto podem chegar à beira da praia deslizando suavemente sobre a areia como podem chegar espumantes e bravas com altura de mais de dois metros rebentando com estrondo o que faz a delicia dos surfistas que invariavelmente estão no mar chova ou faça sol, desde que o mar esteja agitado. Vejo também escunas que passeiam com turistas a bordo, ou jetsky’s rasgando o mar da Praia do Morro, ou barcos de aficionados, muitos barcos de pescadores artesanais que saem na busca de camarão, lagosta e peroás, além de outros peixes que povoam nosso litoral. Foi no litoral de Guarapari que foi pescado o Marlim Azul com 685 Kg e que se transformou num símbolo da nossa cidade – Este assunto será tratado em artigo especifico. Bonito também é ver os barcos de pesca voltando para o canal carregado de peixes e uma revoada de gaivotas acompanhando o barco em todo o seu percurso.

Voltando à nossa praia e à nossa varanda, também observamos na linha do horizonte e às vezes ate mais perto navios que estão aguardando para atracar no Terminal Marítimo de Ubu que se localiza a 15 Km ao sul da nossa cidade e transportam o minério de ferro da Samarco para a China. Nos fins de semana com dia de sol e mar calmo vemos os praticantes de windsurfe, caiaques, esquiadores, padleboard e outros esportes marinhos curtindo o mar à nossa frente.

Atravessando a Avenida, em frente ao nosso prédio, continuamos usufruindo e admirando a praia e vamos caminhando pelo calçadão ou quando tem maré baixa, vamos pela areia mesmo, encontrando muitos veranistas que desfrutam desse mesmo cenário. No fim da tarde quando saímos da loja costumo sentar num banco observando os pescadores à beira do mar preparando seus caniços e varas de pescar. Gostaria de estar com eles, mas não sei pescar e nem tenho vontade de aprender, embora goste de olhar. Enquanto olho fico pensando e acompanhando o movimento das ondas e nisso vou formulando ideias, me questionando sobre um ou outro assunto.

Foi assim que resolvi escrever para expressar esses pensamentos, fazer comentários, contar minhas experiências, meus momentos e questionamentos próprios da minha faixa etária – faço parte da turma de terceira idade –

Não tenho a pretensão de querer ditar regras ou de interferir no comportamento das pessoas ou de indicar aos outros como se deve viver, quero relatar experiências próprias e provocar os meus pares para trazer aqui suas ideias e dialogar comigo, criticar meus artigos e incentivar outras pessoas a ver a vida como ela pode ser nestas alturas, contar suas experiências e trabalhar os seus neurônios para ativar as ideias e sair da rotina que pode sufocar e às vezes até nos causar doenças que poderiam ser evitadas. Tentaremos falar aqui de assuntos importantes e que nos digam respeito como, por exemplo, o cuidado que devemos ter com a saúde e até descrever nossas inquietudes quanto ao momento político e econômico. Na medida do possível vou trazer ate aqui diversas situações que aconteceram comigo ou com amigos que vou relatar para tentar apreender sobre nos mesmos e como evitar situações embaraçosas e até perigosas para nosso futuro. A intenção é buscar a paz, a tranquilidade e tentar ser feliz, deixar o passado de lado e pensar no futuro como nossa meta de vida da qual cada um saberá conduzir com suas peculiaridades e desejos. Se quiser andar comigo venha faça seus comentários e desde já seja muito bem vindo. Um abraço.