Temos somente uma vida!

A filha chega com o pai, totalmente resoluta depois de um longo dia de trabalho, e diz:

- Vou dedicar-me 100% na empresa, meu pai! Passarei o resto dos meus dias lutando para aumentar os lucros e trabalharei sem parar. Para isso, decidi abrir mão das outras coisas da vida...

O pai fixa o olhar na filha, que num instante debruça-se na poltrona. Depois de deixá-la respirar por alguns segundos, começa a falar:

- Filha! Você pode passar o resto da sua vida trabalhando e dedicando-se de corpo e alma naquela empresa e, por conta disso, tu podes ser a pessoa mais bem sucedida financeiramente. Indubitavelmente!

Fazendo uma pausa, o pai se agacha e segura as mãos da filha. Ela olha firmemente nos olhos do pai, ouvindo-o atentamente... Ele prossegue:

- No entanto, nada disso irá aquecer você à noite, quando a velhice bater em sua porta. Nada disso vai poder te abraçar quando você estiver triste, ou te fazer sorrir. Nada estará com você quando tu precisares. Você se vai... E essas coisas irão permanecer... Outros virão e ficarão em seu lugar, e a vida continuará o seu ciclo. Pense bem nas escolhas que tu estás fazendo hoje, filha!

A filha levantou-se com os olhos marejados, como se estivesse à beira de um precipício e alguém a impedisse de pular. Decerto, seu pai tinha feito muito além do que simplesmente impedi-la de cometer um grande erro. Ele a fez enxergar que a vida é muito mais do que ser "bem sucedida"... A vida é fugaz, e nós devemos aproveitar todos os momentos com a consciência de que um dia não estaremos mais aqui.

Não adianta usufruirmos de todos os bens deste mundo e esquecermos que o maior tesouro é a nossa vida. Aliás, temos apenas uma... E ela não dá "replay".