O DESAFIO DE ACEITAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO

É um desafio aceitar as pessoas como elas são. Ficar diante do outro ser humano, e aceitá-lo na sua totalidade, é uma virtude e caridade que poucos são capazes de praticar.

Todos nós trazemos dentro de nós erros e acertos. Temos em nós qualidades e defeitos. Algumas pessoas são pérfidas, invejosas, fofoqueiras, tagarelas, intrigueiras, maledicentes, raivosas, ciumentas, e por aí vai...

Mas todas elas são humanas, são gente, são pessoas, dotadas de razão e emoção. São capazes de amar, de se apaixonar, de se reinventar, de crescer, de perdoar, mudar...

A bíblia fala que Deus escolhe aqueles que são vis e desprezíveis aos olhos dos homens. Que ele escolhe os imperfeitos, chama-os e ama-os. Isto porque ele vê aquilo que somos incapazes de enxergar, o ser humano livre das limitações.

Esse é um exercício que quero praticar a cada dia mais; ainda que a presença de determinada pessoa me aborreça, ter a caridade necessária para ficar diante dela com respeito, pois eu mesmo sei que aborreço tanta gente, e que sou julgado e rotulado por pessoas que nem sequer me conhecem de verdade.

Se tivéssemos a capacidade de olhar a alma do ser humano. Se conhecêssemos as pessoas na sua inteireza, as contemplaríamos com admiração, ainda àquilo que aos nossos olhos se sobressalte como, imperfeição.

Marcio Quaresma
Enviado por Marcio Quaresma em 31/10/2018
Reeditado em 31/10/2018
Código do texto: T6490786
Classificação de conteúdo: seguro