Sobre resistência num sentido amplo.

Engraçado como as pessoas acabam esquecendo o significado da palavra alteridade (ou nem fazem ideia do que seja). Pois bem, podemos dizer que alteridade é o conceito que define a existência do sujeito a partir da relação com o outro. Eu não queria (e nem quero) entrar no assunto de política, foi um ano bastante turbulento e a todo momento o assunto era #Elenão, #Lulanão, #URSAL. Pessoas brigaram por ideologias, morreram por ideologias, se esqueceram por ideologias. E eu não estou aqui para dizer que estavam certas ou erradas. Tudo isso é apenas fato.

O que venho de fato trazer aqui hoje é minha opinião a respeito do pensamento restrito, um dia desses li um texto no facebook de um cara comentando sobre resistência, conceituando-a, rotulando o significado de resistência em detrimento de outras, alguns exemplos como o estudante que se esforça para se formar, como a mãe que perdeu seu filho para a violência, entre outros exemplos correlacionados estavam inseridos no texto.

Eu não descarto que isso é resistência, de maneira alguma, mas também não descarto a resistência do negro que sofre exclusão pela sua cor e pela sua classe social, não descarto a resistência do gay que sofre rejeição da família, dos amigos e de toda a sociedade pela sua orientação e mesmo assim segue tocando sua vida. Não posso excluir a resistência do outro, só porque ela não é minha resistência.

Alteridade, tá aí uma palavra que está sendo esquecida, entretanto precisa ser trazida de volta em tempos difíceis. A tua história é diferente da minha, cada significado e experiência é única, portanto não vamos tentar compará-las.

Arietseb
Enviado por Arietseb em 31/10/2018
Código do texto: T6490773
Classificação de conteúdo: seguro