ana_cristina_cesar_angustia_e_fala_entupida_lk1zl4z.jpg
1447440177_356883_1447441206_sumario_grande.jpg


   Ana Cristina Cruz Cesar  que nasceu em Niterói, Rio de Janeiro em 2 de junho de 1952 e faleceu em 29 de outubro de 1983,  foi uma poetisa e tradutora brasileira conhecida como Ana Cristina Cesar (ou Ana C.).
   
 É considerada   um dos principais nomes da geração mimeógrafo da década de 1970   e tem o seu nome muitas vezes vinculado ao movimento de Poesia Marginal.
     Filha do sociólogo e jornalista Waldo Aranha Lenz Cesar (...fundador da Editora Paz e Terra...) e de Maria Luiza Cruz, Ana Cristina nasceu em uma família culta e  protestante de classe média  e antes mesmo de ser alfabetizada, aos seis anos de idade já ditava poemas  para sua mãe.
    
Em  1969 Ana   Cristina   Cesar viajou para a Inglaterra  em intercâmbio e passou um período em Londres   onde travou contato com a literatura em língua inglesa. Quando regressou ao Brasil com livros de Emily Dickinson, Sylvia Plath e Katherine Mansfield nas malas, dedicou-se a escrever e a traduzir, entrando para a Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Catóica do Rio de Janeiro 
 (PUC-RJ), aos dezenove anos.
   
Ela  começou a publicar poemas e textos de prosa poética na década de 1970   em coletâneas, revistas e jornais  alternativos.
 
Seus primeiros livros, "Cenas de Abril" e "Correspondência Completa" foram lançados em edições independentes.
   
 As    atividades   de Ana Cristina não pararam : pesquisa literária, mestrado  em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), outra temporada na Inglaterra para um mestrado em tradução literária na Universidade de Essex  em 1980  e a volta ao Rio, onde publicou "Luvas de Pelica", escrito na Inglaterra.
    
Em suas obras,  Ana Cristina Cesar mantém uma fina linha entre o ficcional e o autobiográfico e em 2016 foi homenageada na Festa Literária de Paraty, estado do Rio de Janejro. 
     
  
E
la cometeu suicídio aos trinta e um anos, atirando-se pela janela do apartamento  dos pais, no sétimo andar de um edifício da rua Toneleros, em  Copacabana. 

                                *********



(...pesquisa e imagens google...)

 
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 21/10/2018
Código do texto: T6482433
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.