jose_de_alencar_o_sucesso_nasce_do_querer_da_determinac_lk9eon7.jpg

    José Martiniano de Alencar Júnior nasceu no sítio Alagadiço Novo, perto de Fortaleza, Ceará, no dia 1º de maio de 1829.
    
Filho de José Martiniano de Alencar, senador do império, e de Ana Josefina, em 1838 mudou-se com a família para o Rio de Janeiro.
   
Com nove anos, José de Alencar e Antônio Gonçalves Dias (...futuro poeta...), atravessaram o sertão em um carro de boi e ficaram deslumbrados ao ver um grupo de índios com penas coloridas, arcos e flechas.
   
Com 10 anos, José de Alencar ingressou no Colégio de Instrução Elementar. Durante a noite, presenciava os encontros políticos de seu pai e em sua casa tramou-se a maioridade de D. Pedro II, decretada em 1840.
    
Com 14 anos José de Alencar foi para São Paulo, onde terminou o secundário e ingressou na Faculdade  de   Direito do Largo de São Francisco.       
    
Em 1844, ao ver o sucesso do livro “A Moreninha” de Joaquim Manuel de Macedo, resolve que será escritor de romances. Entrega-se à leitura dos autores mais influentes da época, como Alexandre Dumas, Balzac, Byron, entre outros.
    
Ainda em 1851 José de Alencar volta para o Rio de Janeiro onde exerce a advocacia. Em 1854, ingressa no Correio Mercantil, na seção "Ao Correr da Pena", onde comenta os acontecimentos sociais, as estreias de peças teatrais, os novos livros e as questões políticas.
   
Em 1855 assume as funções de gerente e redator  chefe do "Diário do Rio", onde publicou seu primeiro romance "Cinco Minutos" (1856). 
   
No dia 1º de janeiro de 1857 começou a publicar o romance "O Guarani" em forma de folhetim, que alcançou enorme sucesso e logo foi editado em livro.
   
 Em 1864 casou-se com Georgina, com quem teve quatro filhos entre eles, Mário Alencar, que seguiria a carreira de letras do pai. 
    
José de Alencar morreu em 12 de dezembro de 1877 aos 48 anos no Rio de Janeiro,  vítima da tuberculose.


                            *********



(...pesquisa e imagem google...)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 20/10/2018
Reeditado em 20/10/2018
Código do texto: T6481331
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.