rubem_alves_eu_quero_desaprender_para_aprender_de_novo_lengdo0.jpg

 
  Rubem Azevedo Alves nasceu em Boa Esperança,   Minas Gerais em 15 de setembro de 1933 e faleceu em Campinas, São Paulo no dia 19 de julho de 2014. 
 
Ele foi psicanalista, educador, teólogo, escritor,  pastor presbiteriano e também foi autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis.
   
É considerado um dos maiores pedagogos brasileiros de todos os tempos, um dos fundadores da "Teologia da Libertração", além de intelectual polivalente nos debates sociais no Brasil.  
   
Foi professor da Universidade Estadual de Campinas   (UNICAMP), também  membro da Comissão "Fé e Ordem", do Conselho Ecumênico de Igrejas e diretor de "Estudos sobre Igreja e sociedade na America Latina. 
   
Ele foi acusado de conduta subversiva pelas autoridades da Igreja Presbiteriana e perseguido pelo Regime Militar do Brasil (...1964 a 1985...)  e por isso abandonou a Igreja Presbiteriana e  exilou-se nos Estados Unidos onde, em 1968 obteve o título de doutor  (PHD) em filosofia   no Seminário Teológico de Pinceton.
   
Deixou um grande número de publicações, tais como crônicas, ensaios e contos,   além de ser ele mesmo o tema de diversas teses, dissertações e monografias.   Muitos de seus livros   foram publicados em outros idiomas como inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e romeno.
   
No início da década de 1980  obteve o título de psicanalista   pela  Sociedade Paulista de Psicanálise.
   
Ele também publicou livros de literatura infantil e poesia e foi integrante da Academia Campinense de Letras.
   
Com formação eclética, transitou pelas áreas de teologia, psicanálise, sociologia, filosofia e educação.
   
Após ter lecionado em universidades tinha um restaurante (...a culinária foi uma de suas paixões e tema de alguns de seus textos...) e  viveu em Campinas  onde mantinha um grupo chamado "Canoeiros", que se encontrava semanalmente para leitura de poesias.
   
Sua    mensagem é direta e, por vezes romântica, explorando a essência do homem e a alma do ser. É algo como um contraponto à visão atual de "homo globalizadus" que busca satisfazer desejos, muitas vezes além de suas reais necessidades.
 
Ensinar é descrito por Alves como um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte. É como a vida de um palhaço que entra no picadeiro todos os dias com a missão renovada de divertir. 
 
Em alguns de seus textos cita passagens da Bíblia, valendo-se de metáforas   e no site "A Casa de Rubem Alves" encontram-se releituras e discussões de suas obras.
 
Ele foi cidadão honorário de Campinas onde recebeu a  "Medalha Carlos Gomes"  de contribuição à cultura


                        *********






(...pesquisa e imagem google...)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 19/10/2018
Reeditado em 19/10/2018
Código do texto: T6480603
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.