images?q=tbn:ANd9GcSwvJVVq_TJyCQcoArN6zgUbvyoVZ8XsZ_C0MdNcnv5_bkz0I66RQ
Imagem relacionada
 
   Nélida Cuíñas Piñón nasceu no Rio de Janeiro no dia 3 de maio de 1937 e  é uma escritora integrante da Academia Brasileira de Letras, a qual já presidiu.
  
Filha de Lino Piñón Muíños e Olivia Carmen Cuíñas Piñón, de origem galega do conselho de Cotobade, seu nome é um anagrama  do nome do avô, Daniel.
 
Formou-se em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro  e foi editora e membro do conselho editorial de várias revistas no Brasil e exterior.
 
Também ocupou cargos no conselho consultivo de diversas entidades culturais em sua cidade natal.
  
Estreou na literatura com o romance  "Guia-mapa de Gabriel Arcanjo" publicado em 1961, que tem como temas o pecado, o perdão e a relação dos mortais com Deus.
 
Nélida Piñon é  acadêmica correspondente da Academia das Ciências de Lisboa como também, em outubro de 2014, entrou para a Real Academia Galega.
 
Sua obra já foi traduzida em inúmeros países, tendo recebido vários prêmios ao longo de mais de 35 anos de atividade literária. O mais recente foi o "Prêmio Píncipe das Asturias das Letras" de 2005, conferido na cidade espanhola de Oviedo e concorreram a este prêmio escritores de fama mundial, como os norte americanos Paulo Auster e Philip Roth, além do israelense Amos Oz. Ao todo, mais de dezesseis países estavam representados no concurso.
 
 Eleita em 27 de julho de 1989 para a cadeira que tem por patrono Pardal Mallet, da qual é a quinta ocupante, tomou posse na Academia Brasileira de Letras  em 3 de maio de 1990, recebida por Lêdo Ivo.
   
Foi a primeira mulher a se tornar presidente da Academia,  entre 1996 e 1997.

                             

                        *********




(...pesquisa e imagens google...)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 16/10/2018
Código do texto: T6477730
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.