Imagem relacionada
 

  Adélia Luzia Prado de Freitas nasceu em Divinópolis, Minas Gerais em 13 de dezembro de 1935 e é mais conhecida como Adelia Prado. 
  
É uma poetisa, professora e  filósofa  contista  ligada ao Modernismo. 
   
Sua obra retrata o cotidiano com perplexidade e encanto, norteados pela fé cristã e permeados pelo aspecto lúdico, uma das características de seu estilo único.
  
Em 1976   enviou o manuscrito de "Bagagem"  para  Affonso Romano de SantA'na que assinanava uma coluna de crítica literária   no "Jornal do Brasil".   Admirado, acabou por repassar os manuscritos a Carlos Drummond de Andrade, que incentivou a publicação do livro pela Editora Imago em artigo do mesmo periódico.
 
Professora  por formação ela exerceu o magistério   durante 24 anos, até que a carreira de escritora  tornou-se a atividade central.
   
Em termos    de  literatura brasileira, o surgimento da escritora representou a revalorização do feminino nas letras e da mulher como ser pensante, tendo-se em conta que Adélia incorpora os papéis de intelectual e de mãe, esposa e dona-de-casa.
   
Em  1975, Drummond sugere a Pedro Paulo de Sena Madureira, da Editora Imago, que publique o livro de Adélia, cujos poemas lhe pareciam "fenomenais". O poeta envia os originais ao editor daquele que viria a ser "Bagagem".
 
No dia 9 de outubro, Drummond publica uma crônica no "Jornal do Brasil"  chamando a atenção para o trabalho ainda inédito da escritora. O livro é lançado no Rio em 1976 com a presença de Antônio Houaiss, Raquel Jardim, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Juscelino Kubitschek, Affonso Romano de Sant'Anna, Nélida Pinõn e Alphonsus de Guimarães Filho, entre outros.
   
O ano de 1978 marca o lançamento de "O coração disparado", que é agraciado com o "Prêmio Jabuti", da Câmara Brasileira do Livro
   
Em 1980, dirige o grupo teatral amador "Cara e Coragem" na montagem de "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna.
   
No ano seguinte, ainda sob sua direção, o grupo encenaria "A Invasão", de Dias Gomes.
   
Lucy Ann Carter apresentou no "Departament of Comparative Literature, da Princeton University", o primeiro de uma série de estudos universitários sobre a obra de Adélia Prado.
   
Adélia costuma dizer que o cotidiano é a própria condição da literatura e morando  na pequena Divinópolis,   estão em sua prosa e em sua poesia temas recorrentes da vida de província, a moça que arruma a cozinha, a missa, um certo cheiro do mato, vizinhos, a gente de lá.

                         *********



(...pesquisa e imagem google...)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 14/10/2018
Código do texto: T6475881
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.