monteiro-lobato-frases.jpg

   José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, província de São Paulo, hoje município de Monteiro Lobato, estado de São Paulo em 18 de abril de 1882 e faleceu em 4 de julho de 1948.  
 
Foi um escritor, ativista, diretor e produtor brasileiro e um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções.
 
Seguindo a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária.
 
A outra metade, consistindo de contos geralmente sobre temas brasileiros, artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, livros sobre a importância do ferro   ("Ferro", 1931) e do petróleo ("O Escândalo do Petróleo", 1936).
   
Escreveu um único romance, "O Presidente Negro"  que não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se "Reinações de Narizinho"  (1931), "Caçadas de Pedrinho"  (1933) e "Picapau Amarelo "(1939).
   
Contista,  ensaísta e tradutor, Lobato  formou-se  em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô.
     
Diante de um novo estilo de vida ele  passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que posteriormente, reuniu uma série deles no livro "Urupês",   sua obra prima como escritor.
   
 Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa  Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis

                           
                         *********





(...pesquisa e imagem google...)

 
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 13/10/2018
Código do texto: T6474986
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.